Pelópidas Silveira maiúsculo

A visão de futuro e a permeabilidade do poder local à participação popular formam binômio hoje mais presente do que nunca no debate e no exercício do conceito e do modo de governar, sobretudo em cidades grandes e de médio porte.

 Nos anos 50 do século passado, o prefeito Pelópidas Silveira – com impressionante pioneirismo – colocou a cidade do Recife na linha do planejamento urbano e da gestão democrática.

Revelou descortino, capacidade de arrostar demandas imediatas e concomitantemente pensar e agir sobre a cidade mirando o médio e o longo prazo.

Feito notável, numa cidade que, polo de uma parte do Nordeste, atraia contingentes crescentes de novos habitantes oriundos do interior do estado e de estados próximos.

Uma cidade que “inchava”, no dizer de Gilberto Freire.

Mais: Pelópidas, como poucos, compreendeu o papel político do governante, para muito além da gestão administrativa.

O prefeito governa, sua equipe de secretários e dirigentes dos demais órgãos administra.

Governar é comandar a equipe de governo e exercer o papel de líder de uma coalizão política e social. Com um pé no gabinete e o outro na rua.

Assim, consagrado nas urnas por dois terços dos votos -, eleito pela Frente do Recife (PSB-PTB-PTN mais o então clandestino Partido Comunista do Brasil), na gestão de 1955 a 1959, Pelópidas começou a construir o tríplice legado que agora reverenciamos, ao celebrarmos, a partir de ontem o seu Centenário.

Pois o homem que planejou a cidade e realizou intervenções urbanísticas estruturadoras que perduram até hoje como essenciais e estimulou a organizações de Conselhos e Associações de Moradores e que debateu com o povo os rumos do governo em assembleias no Teatro Santa Isabel em bairros periféricos, foi também um líder político proeminente. Um político maiúsculo.

Ajudou a construir a Frente do Recife, por ela se elegeu prefeito duas vezes e uma vez vice-governador.

Mesmo depois que se afastou de disputas eleitorais, até praticamente a sua morte, em setembro de 2008 (aos 93 anos de idade), Pelópidas fez-se interlocutor assíduo e influente das correntes políticas do campo popular e democrático em Pernambuco. Sempre contribuindo para uni-las em torno dos interesses do povo no horizonte político visível.

O discernimento, a capacidade de ouvir e de respeitar as diferenças, a busca permanente do fio condutor do ajuntamento de forças fizeram de Pelópidas a um só tempo um líder "plural", de sólidas convicções e de inquestionável autoridade.

Belo exemplo a ser considerado nos dias que correm, no Brasil e cá na província, em que num conturbado ambiente político impõe-se distinguir o joio e o trigo, a arenga e busca sincera de soluções e a arregimentação de partidos, lideranças e segmentos sociais ativos em defesa da democracia e da consolidação e continuidade das conquistas recém-alcançadas no país e em Pernambuco.

As opiniões expostas neste artigo não refletem necessariamente a opinião do Portal Vermelho
Autor