Firmeza e flexibilidade

Durante a longa noite do arbítrio que se abateu sobre a nação foram várias as etapas da resistência do povo brasileiro.

Nos momentos em que se consolidava o avanço da sociedade rumo à democracia foi decisiva a vasta experiência de lutadores que já fazem parte da nossa História.

Entre os progressistas que tive a fortuna de conhecer ao longo das jornadas de lutas destaca-se sem dúvida a figura emblemática de João Amazonas, veterano dirigente comunista do PCdoB que auxiliou uma geração de militantes, com suas contribuições, a melhor compreender as gigantescas tarefas que se impunham às grandes maiorias sociais, aos democratas, patriotas brasileiros.

Com o ascenso dos setores organizados do País que rompiam as barreiras impostas pelo arbítrio, além do seu consequente declínio, fazia-se decisiva a tática que assegurasse a vitória.

Que seria o fortalecimento e a organização da luta popular, de iniciativas concretas reunindo um largo espectro de forças da sociedade, para fazer avançar a luta democrática ao tempo que impedisse qualquer tentativa de isolamento dos trabalhadores.

Portanto, foram assimiladas na época duas questões decisivas: a firmeza nos princípios transformadores, pelos quais propugnamos, aliada a uma flexibilidade na ação política sempre procurando atrair para o campo democrático todos que desejavam o fim do regime compondo ampla frente democrática, patriótica pela liberdade e pelo Brasil.

Daí, percebeu-se o caráter essencial de outra formulação de importância atemporal: a tática política para uma conjuntura determinada, deve invariavelmente partir da análise concreta da realidade concreta.

Tudo isso ensina que devemos evitar análises subjetivistas que atendem aos nossos desejos mas que dissociadas da realidade não correspondem à situação objetiva.

Dessa forma, para o êxito da luta é essencial firmeza nos princípios e flexibilidade no trato dos caminhos sinuosos da luta política.

Hoje, diante dos desafios que os democratas, patriotas enfrentam em favor das conquistas sociais dos últimos doze anos, na defesa do mandato constitucional do governo Dilma, constata-se a atualidade de tais ensinamentos: amplitude na articulação de forças distintas, firmeza nos objetivos estratégicos por um Brasil economicamente, socialmente avançado e soberano.

As opiniões expostas neste artigo não refletem necessariamente a opinião do Portal Vermelho
Autor