Alvissaras

Sem duvidas o assunto mais relevante do final de semana passado e talvez de muitos anos de história, tenha sido a possibilidade concreta de uma reaproximação entre os EUA e Cuba.

Durante a 7ª Cúpula das Américas, o noticiário internacional foi obrigado a noticiar, mesmo sem entusiasmo o fato de relevância histórica.

Os da minha geração que cresceram vendo, ouvindo e constatando as consequências terríveis do bloqueio econômico imposto pelos ianques desde 1962.

Foram, aliás, já são 53 anos de resistência heroica do povo cubano ao criminoso isolamento. Mas o que mais valoriza o fato do Presidente Obama ter sinalizado com tal aproximação é a forma com a qual se conduziu neste terreno cheio de adversidade o povo e o governo Cubano. Exercícios magnânimo de habilidade, competência e firme resistência.

Afinal já em 1961 os 1.500 auto exilados nos EUA, treinados escancaradamente pelos norte -americanos tentam invadir a Baía dos Porcos e foram fragorosamente derrotados, a situação econômica da ilha não era boa.

Hoje a grosso modo o saldo é magnifico, se não há luxo e nem riqueza aparente, há uma solida politica e programas educacionais que colocam o pequeno país entre os mais bem avaliados do mundo. A saúde então é pura excelência. O esporte tornou o país caribenho num expoente olímpico.

Mas o que mais chama atenção e o diferencia de muitos países do chamado primeiro mundo é a não proliferação de drogas, do crime e principalmente a ausência maravilhosa de crianças de rua. Não há em toda a ilha um local em que se veja o que se vê e muito na América Latina e mesmo nos Estados Unidos, afinal a população de moradores de rua em Nova York, por exemplo salta aos olhos.

O clima portanto é de merecida alegria, tanto dos amigos de Cuba, quanto daqueles democratas que mesmo não concordando com o regime em vigência por lá, não concorda com tal atitude de bloquear e assim tentar asfixiar um país soberano.

A minha geração e os que vieram um pouco antes e outros depois têm motivos para ficar alegres e até felizes. Esperamos e torcemos para que o povo e o governo cubano, saiba com capacidade e competência utilizar da possível nova condição e fazer o país dar o salto necessário no seu desenvolvimento econômico.

Afinal dizem os chineses que quando se abre a janela respira-se ar puro e bom oxigênio. Mas também corre-se riscos de encarar algumas bactérias e até vírus. Mas o experimentado e experiente povo cubano saberão ao lado de seus lideres enfrentar a nova realidade. A minha expectativa é muito positiva.

Em tempo: As manifestações contra a Presidenta Dilma foram, em minha opinião, um rotundo fracasso. E olhem que a TV Globo, a Folha de São Paulo, por exemplo, fizeram um esforço enorme para enganar os números e mobilizar a população ou parte dela para ir às ruas. Espero que com um pouco de folego o governo reaja para sair das cordas e criar uma agenda positiva na esteira da animada Cúpula dos países Americanos.

As opiniões expostas neste artigo não refletem necessariamente a opinião do Portal Vermelho
Autor