Leviatã”, descarnadas carcaças

Entre símbolos e realidade, filme do cineasta russo Andrei Zviaguintsev dá conta das nebulosas ligações do poder e de sua capacidade de destruição

Longe das metáforas e esteticismo de Aleksandr Sukorov (A Arca Russa, 2002) e das tentativas de Serguei Soloviev (A Pomba Branca) de captar a Rússia perdida, o cineasta russo Andrei Zviaguintsev prefere mergulhar nas contradições russas de hoje. Não o faz com esquematismo ou maniqueísmo, que redundaria numa abordagem manipuladora sobre a corrupção na cidadezinha pesqueira de Pribrezhny, no mar de Barents, norte do país.

Seu filme, Leviatã, é um drama político que passeia pelas tramas policiais, sem perder a matização geográfica e a tipificação dos personagens, como criação da Rússia capitalista. Enfim, trata do conflito entre um mecânico e a burguesia russa, brotada do pós-Socialismo Real, louca para acumular capital, pelas vias da corrupção, da qual brota seu filhote: o crime organizado.

Isto em si não é novidade. O que importa é a maneira como Zviaguintsev encadeia os entrechos do filme, para, numa variação narrativa, passar do tema político para o policial, do social para o amoroso e deste para o político-religioso. Eficiente recurso para envolver as camadas sociais e a estrutura de poder, destacando a Igreja Cristã Ortodoxa como amortecedora dos conflitos entre ricos e deserdados.

Kolya é vítima de ardil político

Zviaguintsev se vale da contribuição de Sergei Eisenstein (1898/1948. O Encouraçado Potemkin, 1925) para a linguagem cinematográfica, ao agilizar sua narrativa. Logo na abertura, através das cinzentas ondas revoltas e gigantescas pedras, o clima opressivo se impõe. E surge a recorrência metafórica do esqueleto da baleia largada na praia e velhos barcos e lanchas encalhados na praia, na contraditória permanência do velho e a estagnação do novo.

Percebe-se que ele não quer apenas contar uma história, fazer uma denúncia sobre a corrupção na Rússia, mas dar conta de seu tema num ambiente adequado: a luta do mecânico Kolya (Alexei Serebriakov) para manter a casa herdada do pai, de frente para o mar. Para se reeleger, o prefeito Vadim Shelevyat (Roman Madianov) desapropriou-a por valor inferior ao que vale e, tendo o judiciário e a polícia sob controle, manteve a decisão.

No entanto, por trás de sua decisão está um poderoso grupo econômico, interessado em construir um resort no terreno, destinado a turista de alto poder aquisitivo. Kolya que vive com Lilya (Elena Liadova), sua segunda companheira, e o filho adolescente Roma (Sergei Pokhodaev), busca em Moscou o “advogado” Dmitry Mikhailovich (Vladimir Vdovichenkov), para defendê-lo. Logo se percebe seu jogo numa busca cada vez mais perigosa.

Triângulo amoroso remete ao noir

Como nos filmes noir, Lilya se torna o vértice do triângulo amoroso, que irá unir crime, paixão e traição. Esta tortuosa relação torna Dmitry no fator desestabilizador da vida do casal Kolya/Lilya, mostrando o quanto a existência dela é insatisfatória e infeliz. E desperta a ira de Roma, que sempre viu nela a usurpadora do espaço de sua falecida mãe.

Dmitry, embora se declare advogado, foi mandado por Moscou para quebrar a espinha do rebelde Vadim. Sempre se refere a Ivan Kostrov, do Comitê Kostrov, o que faz tremer o prefeito. É neste instante que Zviaguintsev acrescenta o vértice do poder político/poder religioso, na figura do bispo da Igreja Cristã Ortodoxa, amigo e guia de Vadim.

Sua fachada para mostrar-se religioso, no estilo estar com o povo, lhe garante proeminência e respeitabilidade. Ele, porém, numa conversa com o filho pequeno lhe diz: “Deus vê tudo sempre”, atestando o quanto desdenha os preceitos da Igreja. Diferente de Kolya, que ao ser questionado pelo padre Vasily, por não frequentar a Igreja, lhe indaga: Por acaso evitaria o que me aconteceu?

Miséria de um riqueza do outro

Com estas construções, Zviaguintsev desencadeia uma série de incidentes com desembocam na ruína do casal Lilya/Kolya e termina numa tragédia. Mostra que a corrupção, ao entranhar-se na sociedade, penaliza os mais frágeis. Trata-se de um efeito conexo: riqueza de um, miséria do outro. Este é o lado elogiável do filme. Mesmo assim, Leviatã não é um filme progressista, no sentido da resistência da família Kolya. Torna-se, inclusive, anticomunista na emblemática sequência do tiro ao alvo.

Talvez para abrandar as resistências ao filme em seu país, Zviaguintsev critica a ex-URSS, pondo Stalin, Lenin, Gorbachev e Brejnev como alvo das espingardas. Fez as delícias da crítica burguesa por identificá-lo como anti-Putin. Justo no momento em que EUA e União Europeia tentam isolar o país por sua posição contra a intervenção deste bloco em seus fronteiras, casos da Criméia e Ucrânia, e de sua oposição às tentativas de invasões da Síria e Irã e dos ataques de Israel à Palestina. Não se deve agradar a todos os santos, vela demais assusta.


Leviatã. (Leviathan). Drama/Policial. Rússia. 141 minutos. 2014. Edição: Anna Mass. Fotografia: Mikhail Krichman. Roteiro: Oleg Negin/Andrei Zviaguintsev, Direção: Andrei Zviaguintsev. Elenco: Alexei Serebriakov, Elena Liadova, Vladimir Vdovichenkov, Roman Madianov, Sergei Pokhodaev.

(*) Melhor Roteiro Festival de Cannes 2014, Melhor Filme Estrangeiro Globo de Ouro 2015, Prêmio da Crítica: Melhor Filme Festival de São Paulo 2014, Melhor Filme do Ano, Melhor Filme Estrangeiro, do Círculo dos Críticos de Cinema de Londres, 2015.

As opiniões expostas neste artigo não refletem necessariamente a opinião do Portal Vermelho
Autor