Marina e Alckmin na contramão

A campanha eleitoral de Geraldo Alkmin e Marina Silva, em São Paulo, vai na contramão da história ao tratar dos pequenos e médios municípios brasileiros e das políticas nacionais. Em vez de promover a vida no interior de todos os estados, a propaganda dos dois prega a migração para quem quiser algo melhor.

Ao enaltecer as grandiosidades paulistas, com imagens da capital, a propaganda eleitoral deles diz que São Paulo é “o destino sonhado por todos que desejam uma vida melhor”. Ou seja, morar na Paraíba, no Maranhão ou em qualquer outro lugar desse baita país é atraso de vida, segundo eles.

É certo que Marina anda mesmo meio confusa sobre o seu programa de governo, lançado semana passada com certo alarde. A questão do casamento entre pessoas do mesmo sexo, em que o papel diz uma coisa e ela diz outra, é apenas uma das contradições, mas há muitas outras.

Sem falar nas posições nem contra, nem a favor, muito pelo contrário, que perpassam o documento programático e também as falas da candidata. Ou os gestos, como as insistentes trocas de beijos e abraços com representantes do modelo de agronegócio baseado na grande propriedade da monocultura.

No caso dos pequenos e médios municípios, porém, é onde fica mais evidente a contramão da história. Em especial a história bem recente, dos governos de Lula e Dilma, que adotaram um amplo leque de medidas para melhorar a qualidade de vida nas cidades de menor porte, inclusive nas suas zonas rurais.

Os programas sociais, como o da Bolsa-Família, fazem o dinheiro chegar aos mais remotos rincões. Também lá chega o atendimento de saúde, por meio do programa Mais Médicos e da ampliação do SUS, o que significa menos deslocamentos daquelas populações. E o Minha Casa, Minha Vida assegura moradia decente em qualquer lugar.

Mas há ações de ainda maior amplitude, na perspectiva de longo prazo, que são, por exemplo, a expansão e interiorização das universidades e instituições de ensino técnico federais. É a rede de ensino de todos os níveis chegando mais perto da cidadania e assegurando inclusive a qualificação de mão de obra para empresas dos mais diversos tamanhos e ramos de atividade.

E são muitas, também, as medidas que visam melhorar a gestão municipal, a começar pela distribuição de 18 mil máquinas pesadas para as prefeituras de municípios com menos de 50 mil habitantes. Estradas e outras obras públicas da esfera local não têm mais porque ficarem paradas ou engavetadas.

O fato é que vem sendo feito um grande esforço para segurar as pessoas em seus municípios. Não por medidas restritivas, mas por ações que assegurem a melhoria da qualidade de vida em todos os cantos do território nacional.

Ou seja, foi-se o tempo em que para se viver feliz era preciso ir embora para São Paulo, ao contrário do que diz a propaganda de Marina e Alkmin.

Ah, sim, mas eu ia me esquecendo: menos de um ano atrás, Marina chegou a criticar o falecido Eduardo Campos pela sua aliança com o PSDB de Alkmim, em São Paulo, porque ela era contra.

As opiniões expostas neste artigo não refletem necessariamente a opinião do Portal Vermelho
Autor