Obrigação?

Certo dia o comandante da seleção brasileira de futebol, Luiz Felipe Scolari, afirmou que o Brasil tem obrigação de ganhar a Copa do Mundo. Divirjo dele, pois acho que o nosso país tem obrigação sim de organizar uma boa Copa.

Estruturar bem o evento, receber com simpatia, generosidade, educação e hospitalidade os estrangeiros, o que alias vem acontecendo e muito. Tem obrigação o nosso país de deixar um legado da Copa para o povo, em termos de mobilidade urbana, segurança pública, obras de infraestrutura e melhoria do transporte público e coletivo. Tem a obrigação de dentre estes legados deixarem algo substancial em termos de cultura esportiva e futebolística no que diz respeito ao combate ao racismo e qualquer tipo de preconceito e violência neste seguimento que envolve a paixão e é movida, por isso, a emoção. Esta, digamos, é a obrigação do Brasil, do nosso país.

A seleção brasileira tem o dever de se dedicar, focar e ter o espírito da Copa do Mundo. Principalmente jogar futebol. Perder faz parte do jogo, agora perder não jogando “bola” nem um brasileiro aceita e nem um amante do futebol de qualquer país gostaria.

Ocorre que o sucesso indiscutível da organização da Copa do Mundo no Brasil, não esconde o futebol feio jogado por nossa seleção. A exagerada comparação com o que ocorreu na Copa das Confederações ocorrida aqui mesmo em junho passado, na tem ajudado em nada. O estilo do Felipão de motivar emocionalmente os jogadores e torcida é insuficiente!

Os jogadores são um poço de tensão e isso não pode ir além do comum. Do contrário pode ser usado contra nós. O futebol jogado no mundo atualmente é um futebol nivelado por cima. A integração entre os países é uma realidade incontestável. Os africanos, latinos, norte americanos e asiáticos tem seus melhores jogadores jogando na Europa. E estão, via de regra, preparados para este tipo de disputa. Se nós não jogarmos o nosso futebol teremos mais dificuldades.

A questão do hino cantado à capela agrada a todos e anima os jogadores. Mas não ganha jogo. Hino por hino todos os países entoam os deles e á capela ou não, emociona e estimulam os jogadores, mesmo aqueles que cheiram dinheiro dos bichos antecipados.

O Brasil precisa jogar melhor do que vem jogando do contrário o índice de cardíacos irá aumentar e muito. Na partida contra a seleção chilena que jogou nesta Copa, muito mais do que o Brasil, foi uma demonstração disto.

O Felipão montou o time com o esquema da moda. Jogou no 4,3,2 ,1 e o Chile jogou num 4,4,2 e ganhou o jogo no meio campo e dominou o 2º tempo e boa parte do jogo. Os laterais brasileiros estão devendo e muito. Nem marcam direito e nem atacam como antes. O Luiz Gustavo, sobrecarregado, teve o providencia auxilio do Fernando, que joga muito mais que o Paulinho, mas cansou. O Oscar, que joga muito, não cria, não agride o adversário. O Fred não existe. Faz média com a mídia, mas não merece ser titular agora. O Hulk é aquilo que nós conhecemos força e chute. E o Neymar é craque e por isso é muito marcado e pouco explorado pelos companheiros. Na prorrogação o técnico brasileiro, alterou o esquema e jogou no mesmo 4,4,2 do Chile e dominou toda a prorrogação. Mas como o futebol é maravilhoso e imprevisível foi o Chile que meteu uma bola na trave do Julio Cezar. Passada as oitavas enfrentaremos nas quartas a forte, equilibrada e embalada seleção Colombiana. Imagine vocês que em qualquer época do passado, até recente, a Colômbia seria goleada, pelo Brasil, até facilmente. Mas na próxima sexta-feira ela é a favorita. Favorita pelo que jogou na Copa até aqui.

Portanto se existe obrigação para seleção brasileira é a de jogar um futebol melhor. A comissão técnica do Brasil precisa ponderar se não é o caso de alterar o sistema, que não vem dando certo. Talvez colocar o Henrique no lugar do Hulk ou do Fred. Usar três zagueiros, dois volantes, dois alas, dois meias e um centro avante que volte para marcar quando estiver sem a bola. A escalação neste caso seria: Júlio Cezar, Henrique, Thiago Silva e Davi Luiz. Michael, Fernando, Hernandes, Marcelo. Oscar e Neymar. Fred ou Hulk como centro avante. Jogar bola e torcer para o tal de James Rodrigues, não resolva aprontar das suas contra a gente.

As opiniões expostas neste artigo não refletem necessariamente a opinião do Portal Vermelho
Autor