Cornetadas

Todo político brasileiro acha que entende de eleições. Todo brasileiro que gosta de futebol acha que entende de futebol.Como o tema desta coluna ainda não é politica vou entrar no tema que hoje domina as manchetes da mídia local e mundial.

A função de comentarista de futebol é uma função que exige estudo, conhecimento prévio, analisar tendências, conhecer históricos, entender de regras, da não lógica do esporte.

Mas existe uma insatisfação grande com os comentaristas televisivos que insistem em desfilar pelas transmissões observações óbvias e entediantes que não agregam absolutamente nada as transmissões.

Na luta por audiência a rede globo investe em ex-jogadores de olhos no prestigio que estes amealharam em campos pelo mundo afora. Na mesma linha segue a Band, Record e algumas "estações" de rádios. O resultado é sofrível! Só o canal de TV paga

"SporTV" tem em seus quadros 30 comentaristas despreparados e sonolentos que nada dizem diferente ou além dos que os olhos veem na tela ou nos estádios.

Mas a parte pior mesmo são só prognósticos que são verdadeiras tentativas de profecias. Raramente acertam e assim seguem as transmissões, buscando sempre ângulos que prejudiquem a imagem do país ou mesmo que critiquem a mandatária da nação.

Aliás, neste quesito o SportTV (canal pago) é mestre. Sempre buscam o ângulo negativo de tudo. O que seria pra ser um canal de esporte noticia passeatas, saques, agressões, assassinatos e até temporais. Simplesmente ridículos!

Copa das Copas

A Copa do Mundo entra hoje em sua ultima rodada da primeira fase com bastante coisa a se decidir ainda. Aliás, o fantástico.

O Nível técnico da Copa surpreende os incautos, derrubam "previsões" e fazem até o jornal mais descaradamente anti-Copa e anti-Brasil que é a Folha de São Paulo, ser obrigado a elogiar. Claro que o jornal dos Frias faz isso subliminarmente com era de se esperar.

Preferem repercutir briguinhas na Fanfest quando há, do que dialogar com seus leitores sobre o futebol praticado em Campo.

Vejam vocês que dos oito grupos em disputa, em nenhum, se sabe com antecedência quem será o 1º ou 2º de cada um. Tamanha a imprevisibilidade do futebol apresentado até aqui. A maior surpresa do torneio é sem duvidas a Costa Rica, que se classificou com antecedência em um grupo que tem Inglaterra, Uruguai e a sempre favorita Itália. Mostrando um futebol sem novidades nenhuma consegue desbancar seleções tradicionalmente mais fortes. O que mostra a beleza deste fantástico esporte popular que é o futebol. A Copa está nivelada tecnicamente e por cima. Aí sim no aspecto técnico, mesmo ainda faltando quatro rodadas, já podemos dizer que esta é a "Copa das Copas".

Africanos na Copa

Como dito aqui nesta coluna o futebol da Seleção africana perdeu a beleza, a ingenuidade positiva e a irresponsabilidade irreverente. As seleções jogam muito, mas muito parecida mesmo com a Europa. Não seria pra menos, quase todos os jogadores deste continente jogam na Europa. Pra se ter uma ideia a Nigéria tem, dos seus 23 jogadores, 18 que jogam no velho continente. Aí o que se vê é uma cópia do que se joga nos times do mais forte e competitivo futebol mundial. A exceção da Argélia que talvez seja a única que ainda lembra aquele belo futebol, veloz e alegre, da Seleção dos Camarôes, de 1990, quando o centro avante Rogê Millá, comemorava seus gols sambando no pau da bandeirinha do escanteio.

Gana que eu continuo achando que a seleção mais forte provavelmente não passará para a próxima fase, o que será uma pena, pois também a Argélia me parece sem condições de ganhar da Rússia no ultimo jogo. Parece, mas como esta Copa está tão imprevisível, é bom não arriscar muito.

100 Jogos do Brasil em Copas

Quando entrar em Campo hoje para enfrentar a frágil seleção da República dos Camarões, o Brasil estará também realizando seu 100º jogo em Copas do Mundo.

Uma marca importante e histórica. Só uma Seleção jogou mais que o Brasil que foi a Alemanha, forte e candidata ao Titulo nas terras brasileira.

Os números da seleção canarinho que participou de todas as 20 Copas do Mundo em 84 anos impressionam e muito.

O Brasil é o que mais ganhou, mas gols marcou e menos partidas perdeu. São cinco títulos mundiais e dois vice Campeonato e um terceiro lugar. Tem ainda o maior goleador das Copas e segue sendo soberana também nos jogadores que mais se destacou.

Este retrospecto, contudo é história. Muito bonito de se ver e contabilizar. Contudo isso hoje não quer dizer nada. “O Brasil terá que ganhar dos ‘Camarões” se classificar e tentar seguir em frente. Pois não será fácil se passar hoje o enfrentamento com Holanda ou Chile, que jogam, hoje, dia 23 de julho às 13:00 horas e é para onde eu estou me dirigindo. Irei pegar o excelente expresso Copa, irei até a Arena de São Paulo (isso mesmo, está aqui no ingresso) e em 19 minutos. Exatamente para desespero dos anti-Copa, este é o tempo gasto da minha casa para o estádio em Itaquera, 19 minutos e irei ver o que será sem duvidas um jogão e se o mago Valdívia estiver em Campo então, será Show!

Vai Brasil!

As opiniões expostas neste artigo não refletem necessariamente a opinião do Portal Vermelho
Autor