Copa no Brasil: mais uma vitória do povo!

A copa começou! E com ela a euforia de milhares de brasileiros e não brasileiros, que tem no futebol uma de suas maiores paixões. Nos aeroportos do país, do norte ao sul o que se vê é um clima de festa, de alegria. Cada um se preparando, a seu modo, para o maior espetáculo esportivo do planeta. Ademais, o clima é de otimismo em relação ao desempenho de nossa seleção, o que explica, também, o disfarçado mau humor que a direita exibe.

A realização no Brasil do maior evento desportivo do planeta é uma inquestionável vitória de nosso povo e, consequentemente, das forças progressistas que atualmente dirigem o país, razão pela qual recebe forte contestação – em alguns casos beirando ao sabotamento – das forças conservadoras que pretendem voltar ao comando do país.

A copa começou! Na verdade essa conquista, obtida numa renhida disputa com vários países do mundo que igualmente pretendiam sedia-la, se soma a um conjunto de vitórias e conquistas do nosso povo, incluindo as olimpíadas, outro mega evento esportivo.

Além desses dois grandes eventos esportivos, cuja repercussão mundial em termos de publicidade e de potenciais negócios na área de serviços é de valor incalculável, o Brasil tem outras grandes conquistas que não apenas orgulham ao nosso povo, como estabelece a diferença entre o nosso governo, o governo das forças progressistas, e o governo da direita neoliberal que tenta voltar ao comando do país.

Dentre essas outras conquistas é digno de nota a descoberta dos gigantescos campos de petróleo do pré-sal, a valorização real do salario mínimo, a definição de 10% do PIB para a educação, a retirada de milhões de pessoas da linha da pobreza e a consequente elevação de renda das camadas mais pobres da população, a construção de milhões de casas populares que antes tinham virado miragem, a criação de dezenas de novas faculdades e universidades públicas, além de milhares de vagas por diversas modalidades.

Se o governo puder fazer um debate político sereno, comparativo, será um verdadeiro massacre contra as forças conservadoras, razão pela qual é necessário, sob a lógica da direita, não permitir que o governo debata e sim se defenda, seja de fatos reais ou fabricados. A teoria do caos é a essência da tática da direta. Foi o recurso que lhe restou e não esperemos outra atitude. Nós é que não podemos aceitar e tampouco permitir que ela imponha sua pauta, quando temos essa exuberância de vitórias e conquistas para exibir, sem deixar de reconhecer os limites e os avanços que ainda precisamos efetuar.

Os ataques contra a copa estão dentro dessa logica, criar confusão e disseminar a dúvida entre as camadas populares para que essa comparação, as vésperas de uma disputa eleitoral, não lhes seja ainda mais desfavorável do que efetivamente já é.

As opiniões expostas neste artigo não refletem necessariamente a opinião do Portal Vermelho
Autor