Em memória dos que tombaram pela liberdade

Nesse dia 25 de março de 2014 o nosso partido completa 92 anos de vida. É a um só tempo o mais velho e mais novo partido político do Brasil.

Sua jovialidade não decorre apenas de seu curto período de vida legal, uma vez que sua atuação “legal” se situa na faixa etária dos bravos militantes da UJS, atual sucedânea de nossa longa tradição juvenil. Sua jovialidade se expressa, também, nas ideias inovadoras e revolucionarias que sustenta e sustentou ao longo de quase um século de luta legal ou na mais dura clandestinidade.

Graça a essa capacidade de se renovar, de se atualizar e de jamais se afastar da luta diária de nosso povo, seja no campo, na cidade, nas fábricas, escolas e em todos os movimentos sociais e também institucionais é que nós derrotamos todas as ditaduras que tentaram nos calar, seja através da mais cruel violência física ou das mais brutais, odientas e covardes campanhas difamatórias levada a cabo mundo afora pela direita mundial e nacional com o patrocínio da CIA americana ou de seus assemelhados.

O preço que pagamos nessa luta sem quartel foi naturalmente alto. Pagamos caro tanto no terreno político e ideológico quanto com vidas humanas, muitas delas ceifadas no vigor de sua juventude, como os militantes que na selva amazônica, junto com os “caboclos titânicos” de Euclides da Cunha, fizeram a gloriosa guerrilha do Araguaia.

Nesse dia, portanto, o mínimo que podemos fazer é renovar o nosso eterno reconhecimento a esses heróis e render nossas homenagens à memória desses mártires da luta revolucionária de nosso povo. Devemos aproveitar a oportunidade para, ao mesmo tempo, criar mecanismos que estimulem a militância a manter elevado o ideal revolucionário e zelar pelo que de mais caro tem o nosso partido: o seu compromisso com a construção da sociedade socialista.

Por isso mesmo o Comitê Estadual do PCdoB do Amazonas decidiu instituir a Medalha João Amazonas, que doravante será concedida sempre no dia 25 de março, junto com um Diploma de Construtor do Partido, aos militantes que nesse dia tenham completado mais de 30 anos de militância nas fileiras do PCdoB.

É um reconhecimento simbólico, mas de profundo valor, na medida em que busca colocar em evidência o principal tesouro do partido: seus militantes e especialmente seus quadros, sem o que nenhuma organização social existirá.

As opiniões expostas neste artigo não refletem necessariamente a opinião do Portal Vermelho
Autor