João Zinclar, o operário da fotografia

O Instituto João Zinclar foi formado após uma reunião realizada no Dia do Fotógrafo, em 8 de janeiro de 2014, no Museu de Imagem e Som (MIS) de Campinas-SP. Na reunião que decidiu pela fundação da instituição em homenagem ao pai, Victoria Ferraro Lima e Silva comunicou a autorização da guarda do acervo ao MIS, onde o fotógrafo realizou exposições, oficinas e palestras voluntárias.

“Mudar o mundo eu acho que é uma tarefa muito maior do que a fotografia. Mudar o mundo é ter milhões de pessoas na rua em movimentos contra os opressores, contra as ditaduras, é isso que muda o mundo” (João Zinclar, em “Caçadores de Alma”, de Sílvio Tendler)

João Zinclar não está mais entre nós. Aos 54 anos de idade foi vítima de um estúpido acidente rodoviário. Mas pessoas como ele não desaparece tão facilmente. Continuam vivas e nos provocando através das obras que nos legaram.

O seu enterro foi algo bastante emblemático. Centenas de pessoas de todas as organizações políticas e sociais vinculadas aos trabalhadores lá estiveram. Algo que há muito tempo não se via. Aquela manifestação era um retrato fiel do João, que soube como poucos articular a combatividade com a amplitude política. Duas virtudes difíceis de ser compatibilizadas numa mesma pessoa. Sabia que os verdadeiros inimigos estavam do outro lado da cerca. Por sinal, foram eles que inventaram as cercas.

Operário da fotografia, esta era a definição que ele gostava de se dar e não sem razão. Seu pai era ferroviário e sua mãe trabalhadora da indústria pesqueira na cidade portuária de Rio Grande. Sua origem humilde o fez ter que trabalhar muito cedo – aos treze anos – como entregador de roupas, repositor de mercadorias, estafeta em banco etc. Tornou encanador-industrial e com suas mãos de operário ajudou a construir o aeroporto Galeão no Rio de Janeiro, os alto-fornos da Cosipa em Cubatão, a Rhodia em Paulínia e o Pólo petroquímico de Camaçari na Bahia.

Um dia resolveu abandonar aquela vida e, como hippie, envolveu-se em novas e atribuladas aventuras pelo litoral e interior do país. Seguiu “sem lenço e sem documento”, como dizia a canção. Passou a ser um outro tipo de operário, que não tinha patrão e era dono de suas próprias ferramentas e destino. Agora, como simples artesão, produzia brincos, pulseiras, colares e os vendia pelas ruas e feiras de nossas cidades.

Eram tempos sombrios. A ditadura militar considerava os hippiesverdadeiros “parasitas da nação”. Segundo João, quando abordados pela polícia que lhes exigia documentos, “mostrávamos as mãos calejadas não pela enxada de um camponês ou o martelo de um operário, mas pelos alicates com os quais a gente entortava o nosso arame e fazíamos o nosso artesanato”.

No final dos anos 1970, antenado com os novos ventos trazidos pela ascensão dos movimentos sociais, voltou ao seu estado e reassumiu o posto de operário industrial. Os trabalhadores e estudantes já estavam nas ruas exigindo seus direitos e mais liberdade. A fim de participar desse grande processo de mudança que vivia o país, João aderiu ao Partido Comunista do Brasil (PCdoB).

Em 1984 mudou-se para Campinas. Aqui começou a militar no Sindicato dos Metalúrgicos e se tornou uma das mais respeitadas lideranças operárias da cidade.

Desde cedo João se interessou pela fotografia. Antes de abandonar Rio Grande ganhou uma máquina Cânon do seu irmão. Vez ou outra fazia fotos das atividades que participava. Contudo, somente quando saiu do sindicato pode se dedicar àquilo que mais gostava de fazer. Dizia: “agora eu vou fotografar. Mas, vou fotografar as lutas sociais”.

Toda essa bagagem existencial serviu para transformá-lo num fotografo especial, que sabia como ninguém captar através de suas lentes o que acontecia nas ruas, nas fábricas, nas ocupações e nos assentamentos. Não era alguém estranho a esse meio. Era parte integrante da paisagem social que documentava. Dizia que o que o motivava a fotografar era a luta de classes. E a sua máquina era “um instrumento a serviço das mudanças sociais.

João não se considerava um artista. Nisso ele estava errado. Basta ver as fotos desta exposição – que não são meros registros jornalísticos – ou folhear a sua obra prima “O rio São Francisco e as águas no sertão”. Contrariando a sua opinião, podemos dizer que ele foi um grande artista. Um dos melhores que o movimento social produziu.

No final da vida João não militava mais em nenhum partido, mas nunca deixou de se considerar um comunista. Ser comunista, não dependia de uma simples ficha ou de uma carteirinha militante, e sim do compromisso com as transformações revolucionárias da sociedade, na construção de um mundo mais justo, sem opressão e exploração.

As opiniões expostas neste artigo não refletem necessariamente a opinião do Portal Vermelho
Autor