PSDB não quer luz barata para o povo

A presidenta Dilma Rousseff anunciou a redução da tarifa de energia elétrica no Brasil. Num país acostumado a só ver aumentos, o anúncio de que um insumo estratégico como energia ficaria mais barato se constitui num fato inédito e, imaginava-se, haveria uma adesão unanime a ideia.

Ledo engano. O povo comemorou, ficou entre surpreso e incrédulo, mas refeito do susto positivo é só elogios à determinação do governo. Mas a direita reagiu com virulência a essa medida de elevado apelo popular, mesmo correndo o risco de se isolar ainda mais das camadas populares.

Pela lógica deles pouco importa. Afinal eles não podem deixar de agradar aos seus patrões, ligados ao capital rentista, que há anos vivem de especulação e não da atividade produtiva.
Alguém mais desavisado poderia questionar que não faz sentido a direita se levantar contra a redução da tarifa de luz elétrica porque, em ultima análise, tal medida beneficiaria os empresários que há anos reivindicam a redução dos custos dos insumos produtivos, especialmente energia. Assim, segundo essa concepção simplória não teria porque PSDB e PFL, digo DEM, prejudicarem seus aliados estratégicos.
Aparentemente isso teria lógica se não fosse por dois aspectos fundamentais que, por conveniência, não interessa aos meios de comunicação dar publicidade: os empresários não pagam por esse ou qualquer outro insumo e sim o consumidor final, ou seja, o povo, fazendo com que esse tipo de beneficio seja extremamente relativo para qualquer tipo de empresário. Ademais, os principais aliados da direita, seus verdadeiros chefes, são os especuladores, o capital rentista, aqueles que lucram não com a atividade produtiva, mas sim com os dividendos obtidos do capital que aplicam nas ações dessas empresas.

As empresas, mesmo as estatais, têm milhares de ações nas mãos desses especuladores. Se houver redução na tarifa de energia haverá queda nos lucros da empresa e, consequentemente, redução nos dividendos que os especuladores receberão. Eis porque eles se levantam contra a redução da tarifa de energia elétrica com tanta virulência e ampla cobertura da mídia.

A redução da tarifa de energia é boa para o povo, mas não interessa aos especuladores, o que faz com que a tropa de choque da direita (PSDB, PFL, PPS) não hesite em proteger os seus. E nesse momento, embora o reacionarismo da direita aflore e seu comportamento anti-povo fique evidente, os meios de comunicação, majoritariamente controlados por eles próprios, emudecem. Não é surpresa o caráter elitista da direita, tampouco o ódio que nutrem pelo povo, daí a razão da sistemática campanha contra o presidente Lula, durante e depois de seu mandato presidencial.

Qualquer concessão ao povo, mesmo que não comprometa seu rentismo, é rechaçado de pronto por eles. E se essa concessão, como no caso da redução da tarifa elétrica, ainda por cima ameaça a sua escandalosa lucratividade é por eles entendido como declaração de guerra. É o que acabam de fazer: declarar guerra aberta ao povo, onde o combate ao governo é apenas pretexto.

Simples assim!

As opiniões expostas neste artigo não refletem necessariamente a opinião do Portal Vermelho
Autor