Biblioteca digital ao alcance de todos

Especialistas no assunto afirmam que há seis propósitos fundamentais que levam uma pessoa a ler: compreender uma determinada mensagem, encontrar detalhes importantes, responder a uma pergunta específica, avaliar o que está lendo, aplicar o que está lendo, simplesmente divertir-se.

Ron Fry, em Como estudar, cita três tipos de leitura: de referência rápida, para buscar informações específicas; crítica, para discernir ideias e conceitos que requerem uma análise aprofundada; estética ou de lazer, por puro entretenimento ou apreciação do estilo e habilidade de um autor.

Gabriel Zaid lembra, em Livros demais! Sobre ler, escrever e publicar, que os livros copiados à mão em pergaminhos eram um luxo só acessível à aristocracia. A partir do surgimento do livro impresso em papel, os custos reduziram e foi possível a produção de muitos exemplares de um mesmo título. Depois, vieram os livros de bolso, baixando ainda mais o preço. Agora, com a reprodução e a distribuição eletrônicas de textos, mesmo com todas as suas limitações, “diminuem ainda mais o custo da diversidade, que continua a florescer".

Atualmente, é difícil que uma pessoa que goste de ler livros, no Brasil, não tenha acesso à internet, em casa, no trabalho, na escola ou espaços públicos. Porém, ainda pouca gente utiliza-a para formar uma biblioteca. Milhões de livros estão disponibilizados, muitos gratuitamente, à espera de leitores.

O scribd.com, por exemplo, tem mais de 1 milhão de livros, revistas, fotos e imagens para baixar. Só precisa se inscrever (de graça) no alto da página, podendo ser usado um apelido. Quem tem facebook está automaticamente inscrito. Quando o visitante for baixar algo pela primeira vez, o site vai pedir um upload (carregar, pôr algo no site, um artigo, ou livro, ou uma foto qualquer – neste endereço (http://www.senado.gov.br/publicacoes/revistaSENATUS/asp/Apresentacao.asp) pode ser baixado um exemplar da revista Senatus, que é de domínio público, e ser doada ao scribid.com). Tem um botão azul acima, à direita da página – PUBLICAR. Quando terminar, o site dá a opção de baixar qualquer quantidade de arquivos por 24 horas. Quando o usuário tiver postado mais material (uns 6 ou 10 arquivos), o site deixa de pedir novo upload e fica liberado para baixar qualquer material.

O site mostra as imagens do material a ser baixado, como se o usuário folheasse o livro no seu computador ou Ipad. Clicando no botão laranja escrito download, abrir-se-á uma janelinha com um botão azul escrito Descarregar, que deverá ser clicado. Ao clicar no nome de quem postou determinada obra, sai uma lista de tudo que ele disponibilizou. Existem pastas que tem mais de 500 livros.

Há também pastas com livros sobre as mais diversas artes, inclusive partituras e songbooks editados por Almir Chediak. Como diz o professor Miguel Trujillo Filho, “só sendo mais cultos que os exploradores, poderemos vencê-los. Conhecimento é para ser compartilhado com todos”. Faça a sua biblioteca digital, boa leitura e compartilhe.

As opiniões expostas neste artigo não refletem necessariamente a opinião do Portal Vermelho
Autor