Comissão de enlace

Conversando com os companheiros e fazendo o balanço das últimas reuniões das centrais com a presidente e com o ministro da Fazenda cheguei à conclusão de que precisamos melhorar nossa articulação.

Conversando com os companheiros e fazendo o balanço das últimas reuniões das centrais com a presidente e com o ministro da Fazenda cheguei à conclusão de que precisamos melhorar nossa articulação.

Em ambos os eventos seu caráter quase inédito fez com que, tendo-se acumulado vários problemas pendentes, os dirigentes se viram obrigados a se alongar sobre eles. Na reunião com Guido Mantega, por exemplo, perdeu-se o foco, que era a desoneração do imposto de renda sobre PLR, abono e férias e ao levantarmos vários assuntos dipersos quase deixamos escapar o principal.

A presidente deve se convenser que reuniões periódicas e formais com as centrais sindicais são positivas e únicas no mundo, mesmo que ela não possa esperar nelas que exista o clima da entrevista da Veja ou da reunião com os empresários; nós é que devemos nos preparar melhor.

Faço às direções sindicais a sugestão de que as centrais criem, auxiliadas pelo Dieese, uma “Comissão de Enlace” ad hoc encarregada de preparar cada uma das grandes reuniões previstas ou agendadas. Esta comissão não será, é óbvio, uma direção sobre as centrais, mas um elemento adicional e complementar à unidade ação que estamos desenvolvendo. Ela se encarregaria de preparar a pauta comum, identificar temas centrais e sugerir para cada reunião os papeis a serem desempenhados e o ritmo a ser adotado. A comissão deveria, após a reunião, organizar o balanço coletivo do evento e determinar as questões em aberto e as tarefas decorrentes.

Mesmo que os membros da comissão não participem da reunião, o trabalho prévio e posterior reforçará o desempenho dos dirigentes que precisam se reunir, pelo menos uma vez, antes das reuniões propriamente ditas.

Cada central, fortalecida com essa ajuda que se apoia na unidade de ação, ficaria mais segura para verbalizar através de seus dirigentes o seu próprio balanço e as iniciativas que tomará e considera essenciais.

As opiniões expostas neste artigo não refletem necessariamente a opinião do Portal Vermelho
Autor