A velha mídia e os direitos humanos

 

A presidenta Dilma Rousseff esteve esta semana (segunda e terça-feira) em Cuba, estreitando as relações com aquele país caribenho. A velha mídia conservadora, venal e golpista brasileira tem cobrado da Presidenta um posicionamento em defesa dos direitos humanos naquele país, fazendo coro com o imperialismo norte-americano, justamente quem mais desrespeita os direitos humanos no planeta.

Os colonistas e demais jornalistas amestrados, conscientemente, ficam botando chifre em cabeça de cavalo, desinformando e manipulando a opinião pública, e defendendo que a Presidenta brasileira pressione o governo cubano a liberar o visto de saída da “blogueira” Yoane Sánchez, “dissidente” que deseja vir ao Brasil. Estive em Cuba no ano passado, tive a liberdade para ir aonde queria e conversar com quem queria e nunca ouvi falar nessa “blogueira”.

Os colonistas afirmam que na Ilha não existe liberdade e que a internet é censurada. Mas como ser a internet censurada se essa “dissidente” pode dizer o que quer em seu blog, caluniando o governo do seu país a serviço dos inimigos do povo cubano? Em nenhum momento esses amestrados falaram sobre a barbárie praticada ainda hoje pelos militares norte-americanos na prisão da base de Guantánamo. Ali as mais bárbaras torturas são praticadas sem que os suspeitos de “terrorismo” tenham direito à defesa. O presidente Barack Obama, ao ser empossado, prometeu fechar a base de Guantánamo, mas não cumpriu a palavra.

Enquanto isso, esses mesmos colonistas e amestrados omitem os crimes cometidos aqui em nosso País contra pobres, pretos e prostitutas. O que o governo tucano vem fazendo em São Paulo contra os pobres é um verdadeiro massacre, fascismo puro. Os movimentos sociais são criminalizados e os doentes dependentes químicos são violentamente atacados pela Polícia Militar com bomba de gás lacrimogêneo, spray de pimenta e muito cassetete. O que aconteceu na Cracolândia no mês passado, que chamou a atenção do mundo todo, por acaso não é um tremendo desrespeito aos direitos humanos? Ainda mais que tudo foi para atender à especulação imobiliária?

E por que os colonistas e amestrados só justificam e defendem o crime cometido contra 1,7 mil famílias do bairro Pinheirinho, em São José dos Campos, em São Paulo? São seis mil pessoas que há oito anos construíram e montaram suas casas com muito sacrifício e as viram invadidas por policiais truculentos e derrubadas por poderosas máquinas com todos os seus pertences dentro: móveis, sofás, geladeira, televisor, aparelho de som, documentos e até os brinquedos das crianças. Tudo para atender aos interesses do megaespeculador Najis Nahas, que mora numa espetacular mansão.

O terreno onde as famílias construíram suas casas pertenceu a uma família que foi chacinada na década de 1960 e há indícios de ter sido grilada. O deputado federal Protógenes Queiroz, do PCdoB de São Paulo, e ex-delegado da Polícia Federal, conhece muito bem o mega-especulador Naji Nahas, tendo-o prendido durante a Operação Satiagraha, está investigando como o terreno foi parar logo nas mãos do mega-especulador.

Já que a velha mídia omite, é oportuno lembrar que Naji Nahas quebrou a Bolsa de Valores do Rio de Janeiro causando um tremendo prejuízo, deixando um rastro de dívidas, mas os seus bens não foram alcançados. Ele era dono da holding Selecta S/A que faliu fraudulentamente segundo constatou a Justiça do Rio de Janeiro. Ele foi condenado, mas recorreu ao Superior Tribunal de Justiça onde o processo ficou engavetado até a prescrição do crime, livrando-o, portanto, da condenação.

A exemplo do megaguabiru Daniel Dantas, dono do Banco Opportunyt, Naji Nahas sabe que somente na primeira instância corre perigo, mas ao chegar nos tribunais superiores – STJ e STF – ele se safa. Quando foi preso durante a Operação Satiagraha, Naji foi beneficiado com o habeas corpus canguru concedido pelo ministro do STF, Gilmar Mendes (ou Gilmar Dantas, conforme o jornalista Ricardo Noblat).

Enquanto as seis mil pessoas – crianças, idosos e doentes – perderam tudo o que tinham graças à truculência da Polícia Militar e Guarda Municipal tucanas, o mega-especulador comemora a barbárie em sua mansão – com quadra de tênis, piscina, aquecedor e até elevador. Isto causa indignação em todas as pessoas de bem, menos no baronato da mídia e em seus colonistas e jornalistas amestrados.

Para protestar e denunciar a cobertura injusta que a Rede Globo deu ao caso, o jornalista Pedro Rios Leão entrou em greve de fome em frente à emissora da famiglia Marinho. Esta notícia é negada aos brasileiros pela velha mídia conservadora, venal e golpista.

O desrespeito aos direitos humanos ali foi tão gritante que juristas e entidades comprometidos com a democracia denunciaram o caso à Comissão Interamericana de Direitos Humanos e à Organização das Nações Unidas. O manifesto é encabeçado pelo notável jurista Fábio Konder Comparato e subscrito por mais de 130 juízes, promotores, procuradores e defensores públicos, advogados, jornalistas e professores universitários.

Na cidade de Massapê, a 272 Km de Fortaleza, governada pelo tucano João Pontes Mota, o garoto Paulo Izaquiel de Souza, de 12 anos, morreu no último sábado (28.01.2012) ao comer alimento estragado que estava no lixão municipal, onde ele catava material reciclável. Isto é desrespeito aos direitos humanos, mas os amestrados não veem assim.

Em Cuba, senhores amestrados, isso não acontece. Até porque, apesar do criminoso embargo comercial, político, econômico e financeiro imposto pelo império do Norte há mais de meio século, todos na Ilha tem garantido o sagrado direito à alimentação. Ali, a mortalidade infantil é a menor do mundo, sendo a metade da verificada nos Estados Unidos, onde 55 milhões de pessoas não tem nenhum acesso à saúde pública. Saúde e educação em Cuba são prioridades absolutas.

Mais de 700 brasileiros, sendo mais de 60 cearenses, estudam gratuitamente na Escola Latino-Americana de Medicina (ELAM), sendo que 600 já se formaram ali e hoje trabalham em suas comunidades. Professores cubanos ajudaram a erradicar o analfabetismo na Venezuela de Hugo Chávez e na Bolívia de Ivo Morales que os amestrados brasileiros os chamam de ditador e cocaleiro.

Nenhum país respeita mais os direitos humanos que Cuba. Seria bom que os amestrados fossem passar pelo menos 15 dias no Território Livre das Américas.

As opiniões expostas neste artigo não refletem necessariamente a opinião do Portal Vermelho
Autor