Missão cumprida

O Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos lançou nesta quinta-feira, dia 26, o seu Guia de Conquistas 2011. Editado pela Agência Sindical, o folheto de quarenta e quatro páginas relata as realizações da entidade no ano passado, os esforços de seus diretores e ativistas, as mobilizações da categoria e as vitórias (até mesmo os ganhos patrimoniais do sindicato).

Uma das preocupações permanentes da reportagem é enfatizar o papel anticrise da ação sindical e a forte contribuição dos metalúrgicos para o desenvolvimento de Guarulhos e região com suas conquistas salariais, de PLRs, de abonos e outras. Ressalta também o papel fiscalizador do sindicato e a permanente ação nas fábricas para eliminar as situações lesivas aos trabalhadores. Revela um sindicato forte, maduro, mobilizador e unido; Guarulhos tem bala na agulha.

Essa iniciativa do folheto, no meu entendimento, demonstra o que venho defendendo: a conjuntura, apesar das dificuldades e da desaceleração do crescimento do PIB em 2011, continua favorável do ponto de vista dos trabalhadores e do movimento sindical.

Mesmo com o crescimento do PIB tendo caído pela metade em 2011 (comparado a 2010), o crescimento do emprego caiu apenas 25%, a média dos ganhos reais dos salários manteve-se praticamente estável (como já escrevi) e os salários de admissão superaram os de demissão em 3%.

Nesta conjuntura avultam as tarefas de enfrentamento dos desequilíbrios existentes (juros altos, câmbio valorizado e desindustrialização) que serão melhor cumpridas se nos apoiarmos nos avanços conquistados e nas vitórias efetivas do movimento sindical unido, como os metalúrgicos de Guarulhos fizeram.

As opiniões expostas neste artigo não refletem necessariamente a opinião do Portal Vermelho
Autor