Balanço e expectativas

 Depois de quase cinquenta textos curtos durante o ano, divulgados pelo Sintetel e reproduzidos em vários endereços eletrônicos (Agência Sindical, Diap, Vermelho, Força Sindical e Zé Dirceu, ao que eu saiba) é hora de suspender a série e descansarmos um pouco comemorando as festas.

O que aconteceu sindicalmente em 2011 foi muito positivo: o movimento vem recuperando, apoiado em conjunturas favoráveis, o seu protagonismo social e conquistou vitórias na frente salarial e na frente política.

Embora o crescimento do PIB em 2011 será a metade do ocorrido em 2010, a média dos aumentos reais de salários manteve-se praticamente a mesma durante os dois anos; aumentou, portanto, a participação dos salários na renda nacional e com isto fortaleceu-se o mercado interno, objetivos estratégicos da ação sindical.

O movimento foi protagonista na luta contra os juros altos e conseguiu, além de sua diminuição gradativa, o endosso da opinião pública para a necessidade de sua derrubada.

No Congresso Nacional, malgrado o estancamento de projetos importantes da pauta trabalhista (redução da jornada, fator previdenciário, terceirização) outros temas de interesse dos trabalhadores e da sociedade tiveram desfecho favorável e foram sancionados pela presidente Dilma (a lei do salário mínimo, que vai garantir um reajuste de 14% em 1º de janeiro de 2012, a correção da tabela do imposto de renda, o aviso prévio proporcional, a exigência da certidão negativa de débitos trabalhistas e o Pronatec).

Além do bloqueio congressual de temas relevantes, já apontado, alguns outros fatores prejudicaram o bom andamento do ano sindical: o esforço para quebrar a unidade de ação das centrais, a interferência de partidos com a intenção de aparelhar o movimento e a queda do ministro Lupi. Estes quatro fenômenos negativos não conseguiram empanar o brilho sindical do ano, mas são preocupantes em suas causas e consequências.

Em 2012, a grande tarefa ainda continua sendo o enfrentamento da crise externa que se projeta sobre o Brasil e a exigência de arbitragens precisas para garantir a continuidade da queda da taxa Selic, aumentos reais de salários, a qualificação produtivista e a retomada e reforço da unidade de ação – instrumento coletivo de avanço.

As opiniões expostas neste artigo não refletem necessariamente a opinião do Portal Vermelho
Autor