Cinco vitórias

Marcos Verlaine do DIAP nos chamou a atenção para cinco leis aprovadas neste ano no Congresso Nacional, já sancionadas pela presidente Dilma, que são de interesse direto dos trabalhadores e podem ser consideradas vitórias do movimento sindical.

Copio dele a lista:

– Lei 12382 (25/02) do Salário Mínimo;

– Lei 12440 (07/07) da Certidão Negativa dos Débitos Trabalhistas;

– Lei 12469 (26/08) da Correção da Tabela do Imposto de Renda e novas faixa e alíquota;

– Lei 12506 (11/10) do Aviso Prévio Proporcional;

– Lei 12513 (26/10) da Instituição do PRONATEC para o Ensino Técnico.

No endereço do DIAP (www.diap.org.br) pode-se acessar a íntegra dessas leis e os comentários pertinentes.

Das cinco leis, duas (Salário Mínimo e Imposto de Renda) foram negociadas com as centrais sindicais unidas e as outras três foram iniciativas dos poderes do Estado.

As cinco vitórias devem ser acrescentadas à Pauta Trabalhista que o movimento sindical procura implementar no Congresso Nacional cujos projetos prioritários encontram-se em diferentes fases de negociação, discussão e aprovação.

Vão aqui duas observações.

É preciso manter a vigilância para garantir a aplicação da Lei do Salário Mínimo em janeiro, já que os adversários, derrotados mas não convencidos, começam a fazer barulho sobre sua influência nefasta na conjuntura.

O Ministério do Trabalho e Emprego poderia regulamentar aspectos controversos da Lei do Aviso Prévio, principalmente devido às interpretações tendenciosas de setores do patronato (escolas privadas, por exemplo).

As opiniões expostas neste artigo não refletem necessariamente a opinião do Portal Vermelho
Autor