Sobre oportunidades e desafios

É hora de aproveitar a janela aberta de oportunidades para o movimento sindical brasileiro e enfrentar, vitoriosamente, os desafios.

A conjuntura é positiva de quatro ângulos em que a analisemos.

O crescimento econômico se mantém, com emprego, distribuição de renda e produtividade em alta. Apesar das dificuldades do capitalismo no mundo (Europa e Estados Unidos estão à beira de um ataque de nervos) o Brasil tem conseguido manter a estabilidade da moeda (com câmbio e juros altos, o que ainda é negativo) e avançar.

O movimento sindical tem obtido vitórias. Matéria recente da Folha de S. Paulo deu conta de que no primeiro semestre de 2011 em 88 acordos e convenções analisados os resultados em ganhos reais foram melhores que os do primeiro semestre de 2010.

Afirma-se cada vez mais o papel positivo da unidade de ação das centrais e das entidade sociais que têm as bandeiras unitárias da CONCLAT do Pacaembu como guia de ação. Os eventuais percalços podem muito bem ser superados porque a dinâmica unitária é muito forte, consciente e convincente.

Há um clima favorável entre os partidos políticos e no Congresso Nacional, abertos à pauta sindical. Atividades recentes do movimento tiveram repercussão bastante construtiva e fizeram aumentar a possibilidade de avanços em nossas reivindicações, projetos e propostas.

O segundo semestre com campanhas salariais de fortes categorias, desenha-se à base desses quatro elementos.

A hora é agora! Os desafios serão enfrentados com mais unidade, mais mobilização e mais vitórias.

As opiniões expostas neste artigo não refletem necessariamente a opinião do Portal Vermelho
Autor