Barão de Itararé

Os dirigentes sindicais e os responsáveis pela forte imprensa dos trabalhadores devem começar a prestar atenção ao que anda acontecendo na “blogosfera”, ou seja, nas comunicações eletrônicas por celulares e computadores, em rede ou individuais.

Já estamos vendo acontecer as revoltas nos países árabes, as gigantescas manifestações de jovens rebelados em Portugal e na Espanha, o churrascão da Higienópolis – todas manifestações tramadas e potencializadas pela rede de computadores e telefones.

Mas, mesmo entre nós, no movimento sindical não podemos esquecer o papel desempenhado pelos celulares na convocação e mobilização dos trabalhadores nas grandes obras de construção civil.

Para aproximar o mundo sindical, especialmente o mundo sindical da comunicação, com a “blogosfera” existe desde maio de 2010 o Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé, presidido por Altamiro Borges, do qual faço parte no Conselho Consultivo (www.baraodeitarare.org.br ou 11-3054-1829).

O Barão de Itararé – que não brinca em serviço e cuja biografia feita por Mouzar Benedito merece ser lida e gargalhada – pode apresentar já o ativo de iniciativas cobertas de êxitos em seu programa em defesa da democratização dos meios de comunicação e no esforço de ajudar à organização deste mundo de comunicadores. Realizou em agosto do ano passado o I Encontro dos Blogueiros Progressistas e tem difundido, com o apoio de inúmeras entidades sindicais, o gibi em defesa da banda larga.

Proponho publicamente que o DIAP e o Barão de Itararé, em conjunto, organizem o primeiro inventário dos meios eletrônicos à disposição das entidades sindicais e publiquem (eletronicamente e em papel impresso) o catálogo dos recursos eletrônicos que o movimento sindical já possui.

E, desde já, convoco todos os ativistas sindicais de comunicação a participarem do II Encontro dos Blogueiros Progressistas, em Brasília, nos dias 17, 18 e 19 de junho (HTTP://baraodeitarare.org.br).

As opiniões expostas neste artigo não refletem necessariamente a opinião do Portal Vermelho
Autor