Valeu a Pena!

Ainda sob impacto da linda homenagem que recebi, preparada pela diretoria do Sindicato dos Professores de Campinas e Região , escrevo este artigo, com o intuito de agradecer a todos e a todas, de que de uma forma ou de outra, contribuíram para que o Dia do Professor deste ano fosse o mais emocionante de minha vida.

Durante as saudações, os vídeos apresentados( um feito pela diretoria do SINPRO sobre a minha história de vida e outro construído pelos meus filhos e que se constitui numa verdadeira declaração de amor) , e a leitura das manifestações por escrito que ainda estou fazendo, um” filme” de toda minha vida é projetado na minha mente e no meu coração. E, evidentemente , a projeção desse “filme”, me conduz à reflexão sobre essa longa trajetória política, que envolve movimento estudantil , movimento sindical e partido político.

Todas essas manifestações têm para mim um significado especial porque, por um lado, elas me proporcionam a certeza de que valeu a pena todos os esforços e energias dispendidos e, por outro demonstram que há espaço para o reconhecimento da importância da militância engajada.

Disse, durante a homenagem, que não podemos cruzar os braços enquanto houver uma pessoa passando fome . Os últimos dados, já com a crise do capitalismo em andamento, demonstram que ultrapassa a 1 bilhão, o número de famintos no mundo. Sabemos, que num sistema, como o capitalista, que se baseia na exploração, não há como erradicar totalmente a fome, a miséria e o desemprego. Por isso, precisamos nos preparar, cada vez mais, para uma longa e difícil caminhada até a conquista do socialismo.

E longa caminhada , exige envolvimento da juventude. O socialismo só terá futuro se os jovens de hoje se envolverem na luta pela sua conquista. Nesse sentido, durante a homenagem, o Presidente Nacional do PCdoB, Renato Rabelo, referiu-se à importância de se ter a atenção voltada para a formação política das novas gerações. O Ministro dos Esportes, Orlando Silva Júnior , que também esteve presente na homenagem , sempre muito preocupado com que o PCdoB consiga atingir seus objetivos estratégicos, manifestou a expectativa de que, no futuro, sua filha possa dar continuidade a essa luta.

Foram tantas as presenças marcantes e representativas e as manifestações por escrito que engrandeceram sobretudo a homenagem, que ainda levarei um bom tempo para assimilá-las e adquirir condições para agradecer a cada um dos companheiros e companheiras.

As opiniões expostas neste artigo não refletem necessariamente a opinião do Portal Vermelho
Autor