Liga dos Campeões: um bom motivo pra ficar doente

O que todos os apaixonados por futebol esperavam, aconteceu! No próximo dia 27, quarta-feira, no Estádio Olímpico de Roma, ocorrerá a final da Liga dos Campeões da Europa entre Barcelona (ESP) e Manchester United (ING). A constelação de craques em campo a

 


 


 


Na atual temporada da Liga os dois times chamaram a atenção pelos mesmos motivos: excelentes ataques, fortes defesas e a presença de um jogador fantástico em cada lado. Agora, eles se enfrentam para conquistar a Europa e, pela lógica, o mundo!


 


 


Um, já consagrado, atual campeão da Liga, eleito o melhor do mundo pela FIFA e ídolo do Manchester United e da seleção portuguesa, é Cristiano Ronaldo. Ele é daqueles acrobatas da bola, que proporcionam diversão ao jogar. No entanto, seus críticos o acusam de falta de objetividade. O outro já é apontado pela imprensa como o provável substituto de Ronaldo no posto de melhor do mundo, o argentino Lionel Messi.


 


 


Ambos passeiam com a bola pelo campo, tratam-na com um carinho incomum nos dias de hoje e ela, sempre obediente, procura repousar onde eles desejam, no fundo das redes. Porém, apesar de serem dois magos da bola, eles possuem características que os distinguem.


 


 


Ronaldo dribla para todos os lados, para trás, para frente, para a esquerda, para a direita, de modo que em várias ocasiões o jogo para nos pés dele. Como se ele tomasse para si alguns minutos da partida para divertir, dar espetáculo, fazer a torcida dar algumas risadas e voltar pra casa contando boas histórias. Ronaldo ainda não perde a chance de fazer uma infinidade de gols e carregar seu time à vitória.


 


 


Ao lado dele jogam outros excelentes jogadores, como Rooney, Tevez, Berbatov, Anderson, todos dirigidos por Sir Alex Ferguson, o treinador mais longevo do mundo, há 23 anos no comando dos “Diabos Vermelhos”. O Manchester United possui um estilo de jogo mais competitivo, com uma defesa compacta, cujo miolo é formado por Ferdinand e Vidic, dois excepcionais zagueiros, protegidos pelo eficiente Fletcher e pelo brasileiro Anderson, que joga como segundo volante, mas é habilidoso e tem liberdade para se aproximar de Ronaldo na armação das jogadas de ataque.


 


 


Do outro lado, Messi é mais objetivo, acelera mais as jogadas e penetra driblando em velocidade entre os zagueiros adversários, e estes tem imensa dificuldade em pará-lo. Seu futebol é estonteante, não sendo à toa que o menino Messi arranca suspiros e aplausos na mesma intensidade, tornando-se um ídolo da torcida do Barça e um orgulho dos argentinos. Sua história no futebol, apesar de ainda curta, é recheada de golaços e jogadas incríveis, conduzindo o time catalão a grandes goleadas, como a do último clássico contra o Real Madrid, em um inapelável 6×2 em pleno Santiago Bernabeu, na capital espanhola.


 


 


Seus companheiros de ataque são Thierry Henry, notável goleador francês, campeão do mundo por sua seleção em 1998, e Samuel Eto’o, camaronês que é um excelente finalizador, colecionando muitos gols com a camisa do Barcelona. Logo atrás deles, há um meio-campo de muita qualidade, com Xavi Hernandez, um craque da nova geração espanhola, e Iniesta, outro excelente jogador desta safra, que fazem o Barça apresentar o futebol mais bonito da atualidade.


 


 


O português Cristiano Ronaldo mostrou ser um jogador decisivo ao marcar dois gols na semifinal contra o Arsenal, na casa do adversário, enquanto Messi deu um passe curto para o lindo chute de Iniesta, aos 48 minutos do 2º tempo, contra o Chelsea, em Stanford Bridge, após o time londrino ter aberto o placar aos nove minutos de jogo, com gol de Essien, embora os Azuis ingleses reclamem a não marcação de três pênaltis.


 


 


Todos os elementos para um grande jogo estão dados. Hoje Barcelona e Manchester United são considerados pela imprensa esportiva como os dois melhores times do mundo, com os dois melhores jogadores do mundo e vários outros que podem fazer a diferença. Um espetáculo imperdível!


 


 


Mas para nós, brasileiros, o jogo ocorrerá em pleno horário comercial, o que nos faz pensar qual será a doença que nos acometerá no dia 27 para podermos ficar em casa acompanhando este jogaço. Vale a pena.

As opiniões expostas neste artigo não refletem necessariamente a opinião do Portal Vermelho
Autor