O 9º Congresso da Juventude Comunista da Grecia

9º Congresso da Juventude Comunista da Grécia: “Por uma KNE forte e massiva, unida à juventude e com a Frente do Poder Popular, pelo Socialismo”.

A KNE é uma das principais referências no movimento juvenil internacional, tendo cumprido importante papel no trabalho de recuperação da Federação Mundial das Juventudes Democráticas (FMJD) dos duros golpes que sofreu com a queda do campo socialista. A participação em seu congresso permite compreender melhor a solidez sobre que se desenvolve este trabalho.
Presença internacional
Praticamente todas as organizações que estiveram no Conselho Geral da Federação permaneceram no 9º. Congresso da KNE, que contou com uma representação de 51 organizações dos 5 continentes.
O Congresso se realizou no auditório da própria sede nacional do Partido Comunista da Grécia, um imenso edifício construído durante os anos oitenta em grande parte pelo trabalho voluntário de sua militância, sendo um grande orgulho para o Partido e a Juventude.
Um congresso de quadros preparando um salto adiante
Este 9º Congresso da KNE reuniu mais de 400 delegados, sendo muito perceptível um grande número de quadros, que fizeram profundo debate sobre a organização, a situação política nacional e internacional, com intervenções escritas dos delegados. No centro dos debates, questões como o fortalecimento junto à juventude trabalhadora e estudantil, especialmente secundarista, a tática e a estratégia diante da realidade grega em tempos de União Européia e uma profunda análise das dificuldades e êxitos da organização.
Em primeiro plano, membros da direção do Partido Comunista da Grécia (KKE), incluindo a sua Secretária Geral, a camarada Aleka Papariga e veteranos da resistência anti-fascista, assistiram atentamente todo o Congresso, expressão da valorização, acompanhamento e atenção da organização juvenil semelhantes às que temos entre a Juventude o Partido no Brasil. A KNE é a menina dos olhos do KKE e a admiração da juventude pelo Partido é imensa. Um dos mais importantes momentos do 9º Congresso, além do informe político, foi o discurso de Aleka Papariga.
Este Congresso prepara um salto, por ser o ponto alto da reconstrução e do relançamento da KNE, a partir de 1992. Depois de um árduo e consciente trabalho, a KNE é a principal organização juvenil do país, possui uma estrutura que a partir do nível nacional se estendendo às cidades e bases.
KNE: Juventude trabalhadora, estudantes e intelectualidade
Sua experiência entre os jovens trabalhadores é muito consolidada e desenvolvem, além de um trabalho sindical, uma organização política no interior dos locais de trabalho, inclusive nas fábricas. Esta realidade se expressa no perfil dos delegados:
– 42% Trabalhadores (incluindo trabalhadores que também estudam). Destes, 59% com jornada integral e 41% meio período;
– 37,5% Estudantes universitários ;
– 5% Pós-graduandos ;
– 7% Desempregados ;
– 2,5% Estudantes secundaristas ;
– 1 delegado camponês;
– 1 delegado autônomo;
– 1 delegado da Academia da Marinha Mercante.
A idade média dos delegados presentes ao congresso foi de 23.8 anos, e 6.8 anos de militância. Ademais, 90% dos delegados também são membros do KKE, com tempo médio de militância de 3.2 anos. A KNE cresceu 18% desde seu último Congresso e após uma fase de consolidação prepara-se para ser parte decisiva na mudança da Grécia, em busca da mudança da correlação de forças à esquerda que possam descortinar um novo horizonte para o país.
KNE virá ao Brasil
A juventude Comunista da Grécia já confirmou sua participação no Seminário Internacional da FMJD (América Latina 1) e no Congresso da UJS, para estreitar os laços de solidariedade e amizade que nos unem, e permitir aprender com sua experiência e também passar muitas das experiências vitoriosas da UJS no Brasil.

As opiniões expostas neste artigo não refletem necessariamente a opinião do Portal Vermelho
Autor