Para Chico Lopes extinção do Fundo Soberano é grave retrocesso

A extinção do Fundo Soberano, anunciada nesta terça-feira (22) pelo governo Temer, é um grave retrocesso para o povo brasileiro e deixa o País e o povo vulneráveis a crises econômicas internacionais ou ataques especulativos de investidores ou outros países contra o Brasil. A avaliação é do deputado federal Chico Lopes (PCdoB-CE).

Chico Lopes alerta consumidor para lei que combate itens abusivos do material escolar

O deputado cearense chama atenção para o fato de esta reserva financeira, formada durante os governos Lula e Dilma e que representava uma garantia para a defesa da economia brasileira, ser extinta justamente no governo Temer.

"O mesmo governo que extinguiu direitos trabalhistas, congelou investimentos sociais por 20 anos, vendeu o pré-sal para empresas estrangeiras agora quer acabar com o Fundo Soberano. Tudo para pagar a conta do golpe, do grande capital internacional e nacional que bancou a subida de Temer ao poder, sem legitimidade, em troca da entrega dos direitos e do patrimônio do povo brasileiro", aponta Chico Lopes.

"Mais uma vez sob um argumento falso e mentiroso, de defender as contas públicas, Temer age na verdade contra os interesses do povo brasileiro. Ao contrário: extinguindo Fundo Soberano, ele coloca em risco as contas públicas, a economia brasileira, a comida na mesa do povo. Sem essa reserva para nossa defesa em caso de grandes crises internacionais, o país e a economia popular ficam completamente desprotegidos, abandonados à própria sorte", ressalta o deputado cearense.
"O dinheiro que servia para um colchão de proteção à economia brasileira agora vai parar no poço sem fundo da dívida pública, onde o governo não cansa de jogar dinheiro. O mesmo dinheiro que ele diz não existir pra saúde, pra educação, pra segurança, pro desenvolvimento ou para baixar o preço da comida, dos remédios, da gasolina", destaca Chico Lopes.