Os guerrilheiros perdidos

Hoje a Itália comemora o Dia da Libertação ("Il Giorno della Liberazione"), quando as tropas de Mussolini foram derrotadas e o país venceu o fascismo. Mas o verdadeiro espirito da resistência antifascista foi obscurecida 

Por David Broder*

Dia da Libertação da Itália

O feriado do dia 25 de abril na Itália marca o aniversário da libertação do país do fascismo. Neste dia de 1945, as unidades antifascistas partidárias libertaram os centros industriais do norte de Milão e Turim das garras dos seguidores leais de Hitler e Mussolini. Apenas três dias depois, num humilhante epitáfio do regime de vinte anos, partidários capturaram e executaram o Duce e sua comitiva, pendurando-os de cabeça para baixo na Piazzale Loreto de Milão.

Marcando a vitória dos guerrilheiros sobre a ocupação alemã e o fascismo italiano, 25 de abril é um feriado patriótico que homenageia os feitos de uma minoria armada. O feriado foi comemorado pela primeira vez em 1946, assim que o Comitê de Libertação Nacional (CLN), composto pelos democratas-cristãos, socialistas e comunistas, decidiu identificar-se com valores "universais" de liberdade, democracia e unidade nacional.

Intencionalmente, o dia da libertação seria comemorado no dia em que o CLN italiano declarasse seu poder, e não na data da liberação final do território italiano pelos aliados.

No entanto, enquanto a reivindicação dos partidos da CLN de representar "um povo inteiro em armas" delimitava uma ampla comunidade nacional, excluindo apenas os fascistas – considerados fantoches alemães, e não verdadeiros patriotas – o 25 de abril nunca cumpriu suas pretensões. de unidade nacional.

Isso não apenas porque os batalhões remanescentes da extrema direita têm suas próprias comemorações de guerra na cidade natal de Mussolini, Predappio, mas também porque a resistência armada sempre foi identificada principalmente na cultura popular como Partido Comunista (PCI) da Itália.

Embora ainda hoje os presidentes e primeiros-ministros comemorem o dia 25 de abril como um momento fundador da democracia italiana, os comícios de rua que marcam este feriado acima de tudo representam a política que não moldou a república do pós-guerra.

Enquanto 60% dos guerrilheiros lutavam em unidades organizadas pelo PCI, o Partido Comunista compartilhava a liderança política do CLN com democratas-cristãos, liberais, socialistas e outros; e como a intensa mobilização antifascista se transformou na fundação de uma democracia parlamentar, as velhas elites logo reafirmaram seu controle sobre o estado.

De fato, se os partidos CLN governaram a Itália na coalizão após a libertação – elaborando juntos uma constituição e fundando uma república – em maio de 1947, as pressões da Guerra Fria forçaram o PCI a deixar o cargo. Como ministro da Justiça em 1946, o líder comunista Palmiro Togliatti emitiu uma ampla anistia aplicada até mesmo aos fascistas, a fim de pacificar as tensões sociais; no entanto, à medida que a esquerda foi marginalizada, os guerrilheiros se tornaram alvo de julgamentos políticos, perseguidos por juízes e policiais ex-fascistas.

O hiato entre os guerrilheiros partidários e o establishment do pós-guerra foi ainda simbolizado em 25 de abril de 1947, com a dissolução da segunda força de resistência, o Partido da Ação socialista republicana.

A contra-ofensiva anticomunista após a liberação atingiu o pico em julho de 1948, com uma tentativa de assassinato contra Togliatti. O ataque do militante de extrema-direita não só desencadeou uma greve geral indisciplinada, mas também foi um gatilho para muitos ex-guerrilheiros que mantiveram suas armas, que montaram ocupações armadas generalizadas desde locais de trabalho até delegacias de polícia nos dias subsequentes.

Os líderes do PCI temiam provocar uma guerra civil como na Grécia, onde os aristocratas e descendentes da realeza, apoiados pelos britânicos, esmagaram os guerrilheiros comunistas depois de 1945. Com o partido controlando os membros mais aventureiros, e a Itália se tornando um membro fundador da OTAN em 1949, a esperança da resistência se transformar em revolução rapidamente se dissipou.

Tendo sido o principal partido da resistência, o PCI foi, assim, condenado a um relacionamento ambivalente com o Estado, nascido em 25 de abril, cuja constituição o próprio partido ajudou a escrever. Sendo o segundo partido do país – assegurando entre 22 e 34% dos votos em todas as eleições até o colapso em 1991 – o PCI foi impedido de participar do poder pela posição estratégica da Itália no bloco ocidental, apesar dos esforços do líder Enrico Berlinguer na década de 1970 para alcançar um "compromisso histórico” com a Democracia Cristã.

De fato, se 25 de abril ainda é marcado por comícios apelando para a promessa constitucional de uma “democracia baseada no trabalho”, por quatro décadas o Estado foi mais do que qualquer coisa baseado no domínio estrutural democrata-cristão, o eixo anticomunista de todos os governos italianos até o queda do Muro de Berlim.

Embora os democratas-cristãos tivessem sido parceiros do PCI no CLN e depois no governo em 1943-47, eles haviam feito uma contribuição militar muito menor para a resistência, e em aniversários como 25 de abril tendiam a enfatizar o papel do Exército dos EUA na libertação da Itália mais do que o papel dos comunistas.

Sem dúvida, a guerra partidária foi muito menos importante para a identidade democrata cristã: uma facção de muitas facções, mas também fortes tendências anticomunistas, sua margem de direita tendia a retratar a resistência como um esforço sangrento essencialmente desnecessário para o sucesso dos Aliados em libertar o país.

Enquanto a coesão dos democratas-cristãos e a reivindicação de autoridade política na Itália da Guerra Fria foi fortemente baseada na sua oposição ao PCI, o principal argumento dos comunistas para afirmar a sua legitimidade democrática foi a comemoração do seu patriotismo não-sectário registro na guerra contra o nazismo.

Isso resultou da própria estratégia de resistência: a classe trabalhadora liderada pelos comunistas desempenhou o papel de liderança na mobilização pela luta patriótica, mas, como explicou Togliatti em um documento de abril de 1945, os guerrilheiros do PCI que estabeleceram a autoridade da CLN em cada região não devem “impor mudanças em um sentido socialista ou comunista ”, mesmo que agindo sozinho. O PCI havia se comprometido com uma causa antifascista comum, não tentando impor seu próprio controle.

O partido usava assim a mobilização em massa para garantir um lugar na vida institucional, mas sem antagonizar outras forças democráticas. De fato, a prensa do PCI de 1943-45 (e posterior mitologia partidária) lançou até os aspectos mais evidentemente de guerra de classes da resistência – greves de massa, ocupações de terra, resistência de recrutamento – em termos “patrióticos”, uma contribuição maciça da classe trabalhadora para a resistência para um movimento nacional progressista mais do que uma afirmação dos interesses de classe anticapitalistas dos trabalhadores.

Foi essa conjugação de patriotismo, democracia e um senso de centralidade dos trabalhadores para a reconstrução nacional que informou a promessa constitucional de uma “república democrática fundada no trabalho”. Nesse mesmo espírito produtivista, na coalizão de 1945–47, o PCI apoiou o congelamento do salário e implementou uma proibição de greve eficaz, o melhor para reconstruir a indústria italiana.

Dito isto, enquanto o PCI retratou sua “estrada italiana para o socialismo” gradualista e centrada na instituição como uma extensão do pensamento de Antonio Gramsci, na verdade acabou invertendo a idéia de hegemonia de Gramsci, como enfatizou Lélio Basso em 1965 para a Critica Marxista.

"Não obstante a preponderância organizacional do movimento da classe operária na resistência, foram nossos opositores que conseguiram se hegemonizar politicamente", explicou. "A unidade nacional ou antifascista tinha um sentido em termos do objetivo puro de vencer a guerra", mas "apenas com uma unidade da classe trabalhadora mais rígida sobre os objetivos imediatos do pós-guerra poderia o movimento dos trabalhadores ter realmente hegemonizado a luta de libertação, impondo seu próprio espírito , carimbo e vontade, sua própria ideologia e objetivos".

Fundado pelo trabalho

De fato, na época do artigo de Basso, a estratégia do PCI de uma “democracia progressista” em expansão gradual começava a soar vazia, e o compromisso do partido com a legalidade republicana colidindo com sua redução a um papel de oposição na Guerra Fria.

A democracia cristã reinou suprema, e a extrema direita também estava aparentemente em ascensão, com o esforço do Primeiro Ministro Fernando Tambroni em 1960 para formar o governo apoiado no apoio fascista do MSI, bem como a tentativa provocativa de realizar um congresso do MSI no Gênova antifascista naquele mesmo ano. Se os protestos violentos bloquearam esses esforços para reabilitar a extrema direita, a “república democrática fundada no trabalho” não estava cumprindo a promessa da resistência.

O enfraquecimento do sonho PCI da democracia progressista também coincidiu com mudanças na forma da classe trabalhadora, com as altas taxas de crescimento industrial do "milagre econômico" da década de 1950-1960 da Itália atraindo massas de trabalhadores do sul subdesenvolvido para as fábricas do norte.

Esses trabalhadores, à margem do movimento dos trabalhadores tradicional e sofrendo uma discriminação semi-racializada, eram centrais para as atenções da Nova Esquerda dos anos 1960, surgindo da retaguarda do impasse do PCI.

Jovens e provenientes do sul pouco marcados pela resistência, esses trabalhadores tiveram uma profunda ruptura cultural com os trabalhadores mais antigos e mais habilitados do norte, para quem os ataques antifascistas de março de 1943 representavam um momento-chave da memória coletiva e do orgulho de classe.

A literatura operária e autonoma (amplamente concebida) deste período, rompendo com as preocupações retóricas do Partido Comunista, foi notável por sua falta de interesse na história da resistência, tendendo a ver o dia 25 de abril como uma espécie de empreitada do PCI ligado a instituições patrióticas e institucionais, distante dos interesses dos trabalhadores que procuravam influenciar.

Na medida em que a resistência entrou na consciência da esquerda extra-parlamentar, que se deu acima de tudo graças aos grupos de luta armada e seus esforços para reproduzir as ações militares mais espetaculares de 1943-45, também inspiradas por uma veneração mais ampla das lutas de guerrilha do Vietnã e em outros lugares.

Não apenas a invocação da “resistência contínua” das Brigadas Vermelhas, mas também a criação de Gruppi d'Azione Partigiana (GAP) por Giangiacomo Feltrinelli, conscientemente imitando as células guerrilheiras PCI de guerra, também refletiram o desejo de recuperar a militância daquele período.

O que raramente foi considerado em tudo isso foi a crítica política da estratégia PCI que já havia sido promovida na década de 1940 pela ala mais radical da resistência italiana. De fato, mesmo a esquerda extraparlamentar dos anos 1970 tendeu a invocar as formas mais militantes de luta do período de guerra (greves de massa, sabotagem, terrorismo) como evidência abstrata do potencial de mudança social, em vez de recuperar a história daqueles movimentos que procuraram (e falharam) em desafiar a política da unidade nacional como tal.

Essa foi a razão pela qual até mesmo um grupo paramilitar guevarista dos anos 1970, como o GAP, poderia copiar o nome das unidades partidárias dos anos 1940 que, na verdade, eram inteiramente controladas por PCI e subordinadas à sua estratégia de aliança patriótica.

Parece que esses grupos estavam pouco conscientes de que em 1943-45 havia também forças antifascistas revolucionárias fora do CLN, envolvidas na luta armada, mas excluídas da memória de resistência institucional. Certamente, em um sentido amplo, poderíamos dizer que o simbolismo de guerrilheiros liderados por PCI (como o Bella Ciao, Bandiera Rossa e Fischia il Vento, …) e os motivos individuais dos resistentes para se juntar à luta frequentemente refletiam a esperança em algum tipo de mudança socialista, mesmo que definida em termos vagos.

Mas também houve milhares de movimentos de 1940 que se organizaram com essa perspectiva política explícita, rejeitando a unidade nacional em favor da guerra de classes – de Stella Rossa em Turim à Bandiera Rossa de Roma e à união CGL “vermelha” de Nápoles.

Estas não eram organizações minoritárias: de fato, a Bandiera Rossa era a maior força de resistência na Roma ocupada pela Wehrmacht. Surgindo de grupos clandestinos que se formaram no período fascista enquanto os líderes da PCI ainda estavam no exílio, e combinando o antifascismo militante com uma fé quase milenarista na revolução iminente, esse movimento autodidata construiu algo de uma base de massas nas favelas da capital no inverno 1943-44, travando nove meses de guerra urbana ao custo de cerca de 186 mortes.

Acreditando que os sucessos do Exército Vermelho na Frente Oriental refletiram o avanço histórico mundial do socialismo (“transformando guerra em revolução como Lenin em 1917”), esse movimento curiosamente ultra-stalinista acabou entrando em confrontos com o PCI, que buscava se infiltrar e destruir sua organização.

De fato, o radicalismo do movimento ameaçou não só a disciplina interna do PCI, mas também a transição ordenada para a própria democracia: como um relatório da polícia militar alertou as forças aliadas se aproximando da capital italiana em maio de 1944, Bandiera Rossa tinha “o objetivo secreto, junto com outros partidos de extrema-esquerda, de tomar o controle da cidade, derrubar a monarquia e o governo, e implementar um programa comunista completo enquanto os outros partidos estão preocupados em perseguir os alemães. ”

A ameaça subversiva que esses comunistas representavam viu suas milícias (consideradas pela inteligência britânica "extraídas principalmente das classes criminosas") imediatamente banidas da libertação da capital pelos Aliados.

A supressão da imprensa incendiária da Bandiera Rossa e o desarmamento forçado de seus guerrilheiros não foi um caso isolado: a afirmação do estado de monopólio da violência e criminalização de seus oponentes foi, em certo sentido, o ato fundador da legalidade republicana, com os Aliados combinando com as partes CLN simultaneamente para liberar território e impor um rápido retorno à paz social.

O estado nascido da resistência era, portanto, também um estado nascido da neutralização da resistência; a canalização de guerra de classes antagônica para a representação da classe trabalhadora no estado através dos partidos comunista e socialista. Essa era a república democrática "fundada no trabalho".

O 25 de abril pós-moderno

Hoje o PCI, autoproclamado “partido da resistência”, está morto, muito parecido com os socialistas e os democratas-cristãos. O colapso da URSS explodiu na binária da Guerra Fria do sistema italiano em 1991, com a remoção da ameaça comunista finalmente causando a criação das redes de corrupção que floresceram há tanto tempo em seu rival democrata-cristão. Se o dia 25 de abril ainda continua vivo como um dia de memorialização, ele o faz ausente das partes que realmente participaram da luta.

Com um número cada vez menor de veteranos sobreviventes e a esquerda em um estado de colapso, o papel da resistência na vida pública italiana parece estar em declínio. De fato, o fim do PCI claramente deu a iniciativa aos oponentes de longa data da causa antifascista.

Não apenas os historiadores revisionistas procuraram cada vez mais estabelecer uma equivalência dos crimes perpetrados por cada lado na “guerra civil”, mas o último governo de Berlusconi chegou a brincar com a eliminação do feriado do Dia da Libertação.

Simultaneamente a isso, a memória de resistência também é prejudicada por dentro, à medida que ex-PCI adaptam os antigos slogans à sua política neoliberal, como na intervenção do presidente Giorgio Napolitano em 25 de abril de 2013. Falando em uma antiga prisão da SS, o ex-comunista convocou o novo governo para mostrar “a mesma coragem, determinação e unidade que foram vitais para vencer a batalha da resistência” ao lidar com a crise econômica do país.

A coalizão que ele estava orquestrando foi um ataque dos democratas de centro com Silvio Berlusconi e o tecnocrata do Goldman Sachs, Mario Monti; a unidade nacional tornou-se a bandeira do aperto coletivo austero.

Não admira, portanto, que o dia 25 de abril pareça cada vez mais distante das preocupações dos jovens desempregados e precários de hoje – o “dia nacional”, em vez disso, vivendo principalmente na memória dos vários fragmentos do antigo PCI.

No entanto, com o projeto hegemônico desse partido morto, parece improvável que falar de “defender valores constitucionais” ou invocar “unidade nacional” ou “ética republicana” de setenta anos atrás possa desempenhar qualquer papel na regeneração da esquerda.

No mínimo, está dissecando e questionando esse legado que pode devolver a memória dos partidários a seu devido lugar, transformando o dia 25 de abril de um dia de unidade nacional em um dia de antagonismo anti-institucional.