26 de dezembro de 2013 - 11h05

Quixadá: Profetas da Chuva analisarão inverno para 2014


Boa notícia para o sertanejo é saber de bom inverno que garanta a safra. Para lançar as previsões sobre a ocorrência ou não de chuvas em 2014, pesquisadores da academia, políticos, estudantes e profetas da chuva estarão reunidos de 10 a 12 de janeiro de 2014 em Quixadá, cidade do Sertão Central cearense. É o XVIII Encontro de Profetas da Chuva, a ser realizado na Associação de Ovinos e Caprinos do Estado do Ceará (Acocece), acesso pela estrada do açude Cedro (Km 3).


A programação do evento começa na sexta-feira (10) com a sétima edição do festival Encanta Quixadá, com a participação de violeiros e trovadores na praça da Fundação Cultural. No sábado (11), acontece a abertura oficial do evento, quando cerca de 30 profetas convidados vão expor suas previsões.

O programa prossegue à tarde com o Seminário “Convivência no Semiárido", do qual vão participar pesquisadores e educadores da área. O Encontro termina no domingo (12) com um café da manhã e bate papo livre com os profetas, além de uma atração cultural.

Saber popular

É a sintonia do sertanejo com a natureza que faz surgirem os chamados profetas da chuva. “Esse saber é construído ao longo dos anos através de sua interação com o meio ambiente, bem como por meio do desenvolvimento de experiências e rituais, passados de geração em geração, seja pela família ou entre amigos”, explicam os organizadores no material de divulgação do encontro.

A dinâmica do encontro é simples. Quem se identifica como profeta da chuva é apresentado por Helder Cortêz, um dos organizadores do encontro. Cada um faz, então, sua previsão e explica o método utilizado para chegar àquela conclusão. O encontro é uma tradição em Quixadá desde 1996.

O XVII Encontro dos Profetas Populares é uma realização do Instituto de Pesquisa, Viola e Poesia do Sertão Central e uma produção da Mungango Produções.

Fonte: Agência da Boa Notícia


  • VOLTAR
  • IMPRIMIR
  • ENCAMINHAR