16 de agosto de 2013 - 9h26

Sobral: UFC realiza Conferência Internacional de Educação Musical


Pesquisadores e músicos de diversas partes do mundo são esperados em Sobral de 25 a 28 de agosto, quando a cidade receberá a I Conferência Internacional de Educação Musical (Ciems), evento realizado pela Universidade Federal do Ceará (UFC) através do Curso de Educação Musical que a Instituição abriga em seu campus da região norte do Estado.


Com o tema "Educação musical no Brasil e no mundo: reflexões e ressonâncias", a Conferência acontecerá paralelamente ao II Fórum Regional de Educação Musical e à VIII Semana da Educação Musical da UFC.

A Ciems é voltada para pesquisadores, professores, profissionais e estudantes da graduação e pós-graduação na área de Educação Musical, com apresentação e discussão de trabalhos científicos. A programação será composta de uma conferência de abertura, três mesas-redondas, minicursos, apresentações de trabalhos, lançamentos de livros e apresentações musicais. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas no primeiro dia do evento, no ato do credenciamento.

Entre os participantes internacionais da I Ciems estão Susan O’Neill, professora especialista em Educação Artística e diretora de pesquisa para a Juventude, Música e Educação (RYME) e Oportunidades Multimídia, Diversidade e Aprendizagem Artística na Universidade Simon Fraser, em Vancouver, Canadá; François Madurell, professor de Musicologia na Universidade de Paris-Sorbonne e membro permanente do Observatório Musical Francês; Jean-Michel Court, Diretor do Departamento de Música e pesquisador do Laboratório de Pesquisa em Letras, Linguagens e Artes (LLA-Créatis), ambos da Universidade de Toulouse II – Le Mirail, França; e Ángel Luis Pérez Garrido, compositor, regente e doutor em Educação Musical pela Universidade de Granada, Espanha.

Entre os destaques nacionais estão Zélia Chueke, professora do Departamento de Música e Artes Visuais da Universidade Federal do Paraná (UFPR), que se dedica à divulgação da música para piano dos séculos XX e XXI e aos estudos de performance e análise em torno desse repertório; e Cristina Tourinho, professora da Escola de Música da Universidade Federal da Bahia (UFBA) desde 1982.

O evento é promovido também pelos grupos de pesquisa "Pesquisamus – Educação, Artes e Música", "Laboratório de Epistemologia da Música" e "Ensino de Música", do Curso de Educação Musical da UFC em Sobral, em cooperação com o Laboratório de Pesquisa em Letras, Linguagens e Artes (LLA-Créatis) da Universidade de Toulouse II – Le Mirail e o Observatório Musical Francês da Universidade de Paris IV – Sorbonne, na França, bem como o Departamento de Música da Universidade de Quebec em Montreal (UQAM) e o Centro de Excelência em Pedagogia Musical da Universidade de Laval, no Canadá. Outras informações estão no site do evento.

Eurochestries

Acontece também, de 18 a 25 de agosto, no Campus da UFC em Sobral, o 1º Festival Internacional de Orquestras de Jovens Eurochestries na América Latina, com aulas, cursos e concertos abertos à comunidade. O evento reunirá orquestras de projeção nacional e internacional, com participação de maestros como Angel Pérez Garrido, do Conservatório Superior de Granada (Espanha), e Claude Révolte, presidente da Federação de Festivais Eurochestries, entidade que organiza, desde 1989, festivais internacionais de jovens músicos. Outras informações estão no site do Curso de Música de Sobral.

Fonte: Portal da UFC


  • VOLTAR
  • IMPRIMIR
  • ENCAMINHAR

Últimas Mais