Gianni Fresu comenta o pensamento de Gramsci em São Paulo nesta quinta

O filósofo italiano Gianni Fresu faz conferência sobre a atualidade do pensamento político de Gramsci no dia 21 de setembro, quinta-feira, às 19 horas, no auditório do Comitê Central do PCdoB, á Rua Rego Freitas, 192, próximo ao metrô República. O evento constitui uma homenagem aos 80 anos da morte desse importante intelectual e dirigente comunista italiano.

Gramsci 1 - .

Há 80 anos morria Antônio Gramsci. Os seus últimos dez anos de vida foram passados nos cárceres fascistas de Benito Mussolini. Gramsci foi um dos fundadores do Partido Comunista da Itália e seu principal dirigente nos anos 1920. Era um homem de ação – esteve à frente do movimento dos conselhos de fábrica de Turim, fundou o jornalL’Ordine Nuovo (A Nova Ordem), foi deputado comunista e combatente antifascista – mas era também um grande intelectual marxista. Deu contribuições importantes e originais à compreensão da realidade italiana e à construção de uma estratégia revolucionária para o Ocidente. Desenvolveu conceitos como os de hegemonia, revolução passiva, intelectual orgânico etc. O líder comunista italiano Palmiro Togliatti o definiu como o primeiro leninista do seu país.

Para homenageá-lo, a Fundação Maurício Grabois e outras entidades organizam uma conferência com o professor Gianni Fresu, que tratará do tema O Pensamento Político de Gramsci: Hegemonia e Luta de Classes.

Fresu é doutor em Filosofia pela Universidade de Urbino (Itália), especialista no pensamento de Gramsci e, atualmente, leciona filosofia política na Universidade Federal de Uberlândia. Autor dos livros O diabo na ampola: Antonio Gramsci, a intelectualidade e o partido; Fascismo e história da Itália na interpretação de Gramsci, editados na Itália. Publicou recentemente no Brasil a obra Lenin leitor de Marx: determinismo e dialética na história do movimento operário (Fundação Maurício Grabois e Editora Anita Garibaldi) e prepara-se para lançar Nas trincheiras do Ocidente: Lições sobre fascismo e antifascismo a partir de uma leitura gramsciana.

A atividade ocorrerá no dia 21 de setembro (quinta-feira) às 19 horas no auditório do Comitê Central do PCdoB, Rua Rego Freitas, 192, República na cidade de São Paulo. E será transmitida ao vivo para outros estados.

Os promotores são Fundação Maurício Grabois, Seção Estadual da Fundação Maurício Grabois, União da Juventude Socialista, Barão de Itararé, revista Princípios e portal Vermelho.

Serviço

Conferência O Pensamento Político de Gramsci: Hegemonia e Luta de Classes

Conferencista: Gianni Fresu (doutor em Filosofia pela Universidade de Urbino na Itália, professor de Filosofia política na Universidade Federal de Uberlândia)

Data: 21 de Setembro (quinta-feira)

Horário: 19 horas

Local: Auditório do Comitê Central do PCdoB (Rua Rego Freitas, 192 – República)

Transmissão ao vivo para outros estados.

Promoção: Fundação Maurício Grabois, Seção Estadual da Fundação Maurício Grabois, União da Juventude Socialista, Barão de Itararé, revista Princípios, portal Vermelho e Comitê do PCdoB da USP.