PCdoB-BA se posiciona sobre composição da chapa majoritária

O Secretariado do Comitê Estadual do PCdoB da Bahia, publicou nota assumindo posição sobre a composição da chapa majoritária que concorrerá as eleições de 2014, liderada pelo canditado a governador, Rui Costa. Leia a integra.

O PCdoB é um partido aliado histórico dos projetos que estão mudando a Bahia e o Brasil num rumo progressista. Estivemos nas primeiras campanhas, em momentos de muitas dificuldades, com Lula e Wagner. Somos os que "comeram poeira", como costuma dizer o Governador da Bahia, os parceiros de primeira hora que ajudaram a construir a vitória política e eleitoral no Estado contra as forças do atraso. Integramos o governo desde o primeiro mandato, com seus quadros dedicando todos os esforços para uma gestão democrática, eficiente e de inclusão social.

O Partido está estruturado em 407 municípios, tem 224 vereadores, 13 prefeitos, 23 vice-prefeitos, dois deputados federais, três estaduais e a maior militância nos movimentos sociais espalhada no estado.

No processo de discussão sobre a montagem da chapa majoritária do campo do governo para a próxima eleição, o PCdoB apresentou ao governador, líder credenciado para conduzir as articulações, ao candidato Rui Costa, aos partidos políticos e à sociedade a proposta de que ela deveria ter um perfil progressista, que demonstrasse ao eleitorado, especialmente aquele que nos acompanha desde o início da virada política na Bahia, um rumo de mais avanços na próxima administração. Indicamos a idéia de o nome do vice ser do sexo feminino, com prestígio político reconhecido, ter vínculos com os movimentos sociais e entidades representativas da sociedade civil organizada como forma de aglutinar amplas parcelas do povo na campanha. Dissemos que o critério para definição não deveria absolutizar o tamanho de bancadas ou número de prefeitos, mas levar em conta aspectos outros, republicanos, para que o perfil progressista da chapa não ficasse comprometido.

Houve a decisão diferente, sem a presença do sexo feminino tão reinvidicada pelos que lutam pelo protagonismo das mulheres na política, resultando numa chapa que pode transparecer para parcelas da população como de cunho conservador . Havia um entendimento de que os partidos seriam consultados sobre as decisões finais de composição da chapa, o que não ocorreu conosco. O PCdoB, aliado histórico, lamenta o fato de não ter sido ouvido sobre o desfecho e nem consultado sobre acertos outros que vem sendo divulgados pela imprensa, com os quais não temos concordância. No dia 24 de Março, próxima segunda-feira, haverá reunião ordinária do Secretariado Estadual quando haverá um debate de atualização política do cenário baiano.

Secretariado Estadual do PCdoB