Argumentos do golpe

Sou da geração do golpe de 1964. Pessoas que nasceram no regime militar, algumas, até pegaram em armas contra o autoritarismo. No meu caso, a “arma” foi a caneta nanquim nos cartuns de denúncia à repressão no semanário Pasquim. Para entender melhor, o porquê daquela situação obras como: “O que é isso Companheiro” de Fernando Gabeira, “Lamarca, o capitão da Guerrilha” de Emiliano José & Oldack de Miranda e “Como se coloca a Direita no Poder” de Paulo Schilling foram leituras obrigatórias.

Schilling em “Como se coloca a Direita no Poder” de quase 40 anos atrás, por exemplo, mostrava em dois volumes, protagonistas, acontecimentos e os bastidores do golpe de 1964. Impressiona a semelhança dos cenários que vivemos hoje no qual, fatos e personagens mudam apenas de nome e,  às vezes de métodos, porém, a motivação continua a mesma, uma pequena elite política e econômica quando se vê ameaçada de seus privilégios se utilizam da manipulação de informações e até mesmo da força para retornar ao poder.

O golpe de 1964 ganhou as ruas com manifestações como a Marcha da Família contra o que chamavam de ameaça comunista, fato parecido com a manifestação programada para o próximo dia 15, onde os argumentos e estratégias até se assemelham aos de 50 anos atrás, como o combate a corrupção e pela defesa da moralidade.

A questão é, que mesmo com a deposição do presidente João Goulart, 20 anos de autoritarismo, direitos sociais supridos, congresso, sindicatos e todas as organizações sociais fechadas e com a direita no poder, a corrupção só aumentou nesse período com um adendo que foi a forte repressão e censura política no qual, poucos tinham acesso a informação sobre o que acontecia com o Brasil.

O país foi entregue por essa gente com a maior inflação de todos os tempos, com uma recessão e desemprego nunca antes vivenciado e com a maior dívida externa do planeta, todos, problemas sanados exatamente pela geração de políticos que essa elite tenta varrer da vida pública
brasileira. Isso, com os mesmos argumentos de 1964.

As opiniões expostas neste artigo não refletem necessariamente a opinião do Portal Vermelho
Autor