Finalmente, Obama propõe fim do bloqueio a Cuba

O fato mais importante da vida política e diplomática internacional neste início de ano foi a declaração do presidente dos Estados Unidos Barack Obama em favor do encerramento do bloqueio comercial, econômico e financeiro a Cuba.

Obama se manifestou nesse sentido na terça-feira (20) durante o tradicional discurso sobre o estado da União, que todo presidente norte-americano pronuncia sobre o estado da União desde 1790.

Além do fim do bloqueio, Obama também defendeu o fechamento da prisão norte-americana em Guantánamo, território cubano usurpado e onde os Estados Unidos praticaram atrocidades contra prisioneiros, no quadro de sua “luta contra o terrorismo”.

“Nossa mudança na política em relação a Cuba tem potencial para acabar com um legado de desconfiança no hemisfério”, disse, referindo-se ao anúncio que fez em dezembro sobre a reaproximação com o país e o governo de Raúl Castro, após 50 anos de rompimento das relações diplomáticas e de um cruel bloqueio imposto pelo imperialismo estadunidense à ilha caribenha.

Já na semana passada o Departamento do Tesouro norte-americano tinha anunciado a suspensão de algumas restrições a Cuba como parte do processo de normalização das relações entre Havana e Washington. Os Estados Unidos facilitarão as viagens para a ilha e aliviarão as limitações comerciais, principalmente transferências de remessas dos emigrantes cubanos.

Em dezembro do ano passado, os presidentes Barack Obama e Raúl Castro anunciaram que os Estados Unidos e Cuba iniciariam um processo de normalização das relações diplomáticas.

O bloqueio a Cuba foi imposto em 1962, depois do fracasso da invasão da ilha para tentar derrubar o governo revolucionário liderado pelo comandante Fidel Castro, em 1961.

As primeiras conversações diplomáticas oficiais entre os dois países realizam-se nesta semana – quarta e quinta-feira -, com a discussão de vários aspectos das relações bilaterais, inclusive a abertura de embaixadas.

As medidas anunciadas, assim como o discurso de Obama são passos na direção correta. É chegada a hora de virar esta página. O bloqueio comercial, econômico e financeiro tornou-se um anacronismo. Sempre mereceu repúdio internacional e é contestado nos Estados Unidos por setores interessados em fazer negócios com Cuba.

O encerramento do bloqueio será uma importante vitória do povo e do governo de Cuba, que passarão a ter diante de si novas oportunidades para fomentar seu comércio exterior e desenvolvimento econômico.

Outrossim, abre-se nova etapa na relação com a superpotência imperialista e surgem novos desafios políticos e ideológicos no prosseguimento da construção do socialismo.

As opiniões expostas neste artigo não refletem necessariamente a opinião do Portal Vermelho
Autor