Autores e Ideias, por um pensamento estratégico avançado

Desde o início de agosto, o Vermelho está promovendo mudanças na sua apresentação. O objetivo é tornar o conteúdo mais acessível às dezenas de milhares de internautas que diariamente visitam o portal. O novo visual está sendo cotidianamente submetido ao teste da avaliação crítica dos leitores. A decisão da equipe de redação é acolher as críticas e sugestões, em nome de um progressivo aperfeiçoamento, pois estamos convencidos de que o trabalho colaborativo e a mais estreita interação entre os editores e os internautas-leitores é a chave do sucesso do Vermelho.

A nova apresentação visual do portal resulta de decisões tomadas no ano passado e é fruto de avaliações baseadas em duas pesquisas de opinião junto ao público leitor. E não se limita aos aspectos estéticos.

Também no conteúdo editorial o Vermelho inova, apresentando ao seu público novas opções de leitura, refletindo as suas exigências manifestadas em comentários, cartas e respostas a questões formuladas em consultas.

Desde o dia 1º de agosto, o Vermelho ganhou um novo espaço: Autores e Ideias. Consagrado como “portal de notícias” e com o ideal proclamado de ser a “esquerda bem informada”, o portal agora avança criando uma espécie de revista de natureza política, teórica e ideológica.

Vivemos uma época em que para a esquerda revolucionária, socialista, comunista – e o Vermelho se considera um dos porta-vozes desse campo – é cada vez mais necessário desenvolver um pensamento estratégico à altura não só das suas tradições, como dos desafios da atualidade. É indispensável ainda mirar com perspectiva o futuro, não se perder em problemas menores, enxergar com perspicácia e visão de mundo dialética e abrangente o médio e o longo prazos.

A realização da revolução social pode não ser uma questão prática do curto prazo, devido às complexidades da época que vivemos, ainda marcada pelos efeitos das derrotas sofridas na última década do século 20 pelo movimento revolucionário em escala mundial. Mas sua perspectiva está e estará sempre no horizonte estratégico das forças políticas comprometidas com os interesses, anseios e aspirações fundamentais das classes trabalhadoras e demais camadas sociais progressistas.

A própria formulação de uma tática e uma estratégia de acumulação de forças com sentido revolucionário – tarefa dos dias de hoje em que estão empenhadas as forças que lutam pelo socialismo – só é possível com a crítica aguda ao sistema capitalista-imperialista, a teorização sobre os conteúdos e formas de luta, a mobilização das massas populares, as alianças político-sociais e a elaboração de plataformas de ação, como também de linhas que se refiram aos meios e modos para alcançar o socialismo e construí-lo.

A crítica, a análise, o debate, a polêmica, o espírito científico e desapegado dos dogmas, a rejeição ao oportunismo e ao revisionismo fazem parte desse esforço de elaboração do pensamento estratégico da esquerda. O Vermelho coloca-se à disposição desta empreitada, propondo ser não apenas a “esquerda bem informada”, mas também parte integrante da esquerda “bem formada”, intelectualmente apta a enfrentar os desafios ao pensamento e à ação revolucionários.

Autores e Ideias, revista do Portal Vermelho, publicará artigos e ensaios de variados autores políticos, culturais e acadêmicos, a fim de promover o diálogo e a boa polêmica entre as correntes avançadas que tenham contribuições fecundas a dar para o desenvolvimento do pensamento estratégico comprometido com a revolução social e o socialismo.