China e Cuba fortalecem relações comerciais

Os presidentes de Cuba, Miguel Díaz-Canel, e da China, Xi Jinping, se reuniram nesta quinta-feira (8) no Grande Salão do Povo, em Pequim, para assinar acordos de cooperação e dar sequência às reuniões de cúpula entre os dois países.

Xi Jinping e Díaz Canel - Divulgação

Antes das negociações, o mandatário cubano prestou homenagens ao ex-presidente chinês e antigo líder do Partido Comunista da China, Mao Tsé Tung, que governou o país entre 1949 e 1976.

Nesta quarta-feira (7), junto a autoridades do governo chinês, Canel disse que espera “continuidade e consolidação” das reuniões. “Na visita em Pequim, mantivemos um importante encontro com o companheiro Wang Yang, Presidente da Conferência Consultiva Política do Povo Chinês, a quem expressamos que é uma visita de continuidade e consolidação”, escreveu, pelo Twitter.

Viagem presidencial

O cubano iniciou sua viagem oficial à China no último dia 6 de novembro e, durante o percurso, também participou da feira econômica internacional Import Expo, em Xangai. A China é o quarto país visitado pelo presidente em uma série que incluiu França, Rússia e Coreia do Norte.