Steven Levitsky: Bolsonaro pode acabar com a democracia brasileira

"O Brasil se tornará muito violento rapidamente. Ele pode usar isso como desculpa para acabar com a democracia e suspender a Constituição", diz o professor e autor do best-seller Como as Democracias Morrem.

Steven Levitsky - Divulgaçãoo

O professor de Ciência Política da conceituada Universidade Harvard, Steven Levitsky, disse, em entrevista à BBC News, que o país pode se tornar violento caso Bolsonaro venha a ser eleito, e que ele pode usar este fato para acabar com a democracia e suspender a Constituição.

Autor do best-seller Como as Democracias Morrem, Steven diz que o candidato do PSL pode eliminar direitos civis básicos, especialmente das minorias, dos pobres, dos trabalhadores rurais e ainda aparelhar do Estado e do Judiciário para perseguir pessoas politicamente, seja por corrupção, fraude fiscal ou por qualquer outro tipo de crime.

"O Brasil tem um problema grande de violência e de crime organizado, com facções como o PCC e o Comando Vermelho. Se Bolsonaro lançar uma guerra contra essas organizações, o Brasil se tornará muito violento rapidamente. Ele pode usar isso como desculpa para acabar com a democracia e suspender a Constituição. É muito improvável que ele faça isso no dia seguinte à sua posse, mas as chances aumentam se ele estiver enfrentando uma crise", disse o professor.