Fitmetal assina acordo que beneficia 18 mil trabalhadores em MG

O Sindicato dos Metalúrgicos de Betim e Região, com o apoio da Fitmetal, assinou nesta quarta-feira (8) um Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) que irá beneficiar cerca de 18 mil trabalhadores e trabalhadoras do setor automotivo. A negociação antecedeu a Campanha Salarial Unificada dos Metalúrgicos de Minas Gerais, que conta com o trabalho acumulado de três federações (Fitmetal/CTB, Femetal/FS e Fem/CUT).

Sindimetal Betim assina acordo bom para metalurgicos e empregadores 2018 - reprodução

O presidente da Fitmetal, Marcelino da Rocha, o presidente dos Metalúrgicos de Betim, João Alves de Almeida e o secretário-geral da entidade, Alex Custódio, conduziram as negociações ao longo das últimas semanas. O advogado Luciano Marcos da Silva também esteve presente na reunião com os representantes dos empresários.

“Conquistamos algo muito importante, especialmente se considerarmos o conjunto de deteriorações que ocorreram no país após o advento da Reforma Trabalhista”, avaliou Marcelino da Rocha, destacando que a maioria das campanhas salariais do 1º semestre de 2018 segue sem acordo. “Obtivemos um resultado que aposta na produção, sendo bom para trabalhadores e empregadores. Esperamos, junto das outras federações, que todos os metalúrgicos de Minas Gerais possam chegar a um bom termo nas negociações”, complementou.

Termos do Acordo:

– Renovação das cláusulas da atual Convenção Coletiva;
– Gozo de férias com a garantir de 1/3 constitucional;
– Complemento do auxílio previdenciário durante 120 dias;
– Reposição integral salarial das perdas entre 01/10/2017 e 30/09/2018, tendo o INPC como base;
– Ganho de 0,5% acima do INPC no salário de ingresso;
– Garantia de emprego até 01/10
– Abonos salariais que variam de R$ 460 a R$ 1.100 a partir de janeiro de 2019

O presente ACT se soma ao Acordo assinado em benefício dos trabalhadores da FCA/FIAT. Seus termos abrangem os funcionários das seguintes empresas: Aethra, Brembo, Denso Rotantes, Denso Térmicos, Gestamp, Stola, Keiper, Magna, Nemak, Stola, Tekfor e Teksid.