PCdoB: “Ingerência nos assuntos internos da China é inaceitável”

O Partido Comunista do Brasil (PCdoB) divulgou nesta quarta-feira (11) uma nota, assinada pela presidenta nacional, Luciana Santos e pelo Secretário de Relações Internacionais, Walter Sorrentino, onde denuncia como “inaceitável” a decisão do parlamento estadunidense de buscar intervir em questões internas da República Popular da China. Leia, abaixo, a íntegra do texto.

EUA violam ordenamento internacional

Causou indignação a decisão do Congresso norte-americano, com apenas um voto contrário, que aprovou legislação que internacionaliza questões domésticas da China como a de Hong Kong.
 

Tal ingerência nos assuntos internos da China, ainda mais alegando extraterritorialidade das leis norte-americanas, é inaceitável no ordenamento internacional, pois viola a autodeterminação com que a China criou o modelo “um país, dois sistemas”, base do acordo que incorporou Hong Kong ao país.

Os EUA adotam, mais uma vez, o padrão duplo e hipócrita da sua diplomacia na suposta defesa de direitos humanos e democracia. Na América Latina tais ingerências nos assuntos internos dos países, inclusive no Brasil, são para promover golpes e retrocessos democráticos, que não parecem incomodar o Congresso estadunidense.

Decisões assim terão amplas repercussões. Fazem parte de um contexto de escalada dos EUA face à ascensão da China e à multipolaridade que se instala no ordenamento internacional. Causa grande instabilidade no mundo, afeta a economia mundial e, mais ainda, os países em desenvolvimento como os de nosso subcontinente latino-americano.

Luciana Santos

Presidenta Nacional do PCdoB

Walter Sorrentino

Secretário de Relações Internacionais do PCdoB