Síria anuncia que expulsará EUA e seus aliados do seu território 

O vice-chanceler sírio diz que o governo não ficará calado diante da ocupação turca e norte-americana e libertará junto com seus aliados Idlib e o norte do país.

Síria

Faisal al-Miqdad disse na terça-feira (03) que o governo da Síria recuperará o controle de todo o território sírio que “permanece nas mãos de organizações terroristas em Idlib e nas forças de ocupação turcas no norte do país”, com o apoio de aliados.

Durante seu discurso em uma cerimônia realizada pela embaixada dos Emirados em Damasco, capital da Síria, por ocasião do 48º Dia Nacional dos Emirados Árabes Unidos (EAU), o vice-ministro de Relações Exteriores da Síria indicou que as forças da Síria continuarão a combater o terrorismo “até a liberação do último centímetro de nosso solo nacional“.

Além disso, Al-Miqdad pediu aos que apostam nas diretrizes americanas e sonham com o separatismo que abandonem suas “ilusões semeadas por Israel e pelos Estados Unidos e países ocidentais em suas mentes”, pois não terão sucesso, independentemente do tamanho do apoio de Washington e do Ocidente, abordando, assim, as chamadas Forças Democráticas da Síria (SDS), apoiadas pelo país norte-americano. Al-Miqdad:

“Dizemos a todos que ainda estão apostando no apoio dos Estados Unidos por tendências separatistas distantes do interesse nacional que ainda têm tempo para se afastar dessas ilusões porque a Síria não aceitará a perda de uma única polegada de terra de seu território”.

Meios legítimos

O alto funcionário sírio também reiterou que Damasco considera “a presença dos Estados Unidos e a pilhagem da riqueza nacional síria”, uma espécie de “ocupação”. “Essa ocupação trará resistência, e a nação e liderança síria, amigos e aliados não permanecerão em silêncio”, acrescentou.

As autoridades sírias denunciaram repetidamente a presença militar dos Estados Unidos, bem como a Turquia, no seu país. Depois que a Turquia iniciou a ofensiva no norte da Síria, em 9 de outubro, o presidente sírio Basahr al-Asad prometeu que Damasco usará “todos os meios legítimos” à sua disposição para responder à agressão de Ancara.