Cooperação China-Rússia avança; Putin e Xi Jinping inauguram gasoduto

 China e Rússia elevam suas relações a um novo nível, inaugurando na segunda-feira (2) o gasoduto “Força Siberiana” que fornecerá gás russo à gigante asiática.

China Rússia

O presidente da Federação Russa, Vladimir Putin, destacou esse evento como histórico para os dois países, uma vez que “levará a cooperação estratégica russo-chinesa a um novo nível”.

Enquanto isso, o presidente chinês Xi Jinping enfatizou que “o desenvolvimento das relações entre a China e a Rússia é e será uma prioridade da política externa de cada um de nossos países”.

Em maio de 2014, o consórcio russo de energia Gazprom e a Corporação Nacional de Petróleo da China (CNPC) assinaram um acordo para o fornecimento de gás russo por 30 anos ao gigante asiático pela rota leste, que cobre uma seção de 3000 quilômetros na Rússia e outro que atravessa 5111 quilômetros na China.

O gasoduto transfronteiriço “Fuerza de Siberia” planeja fornecer mais de um bilhão de metros cúbicos de gás natural nos próximos 30 anos. A partir de 2020, o projeto fornecerá 5000 milhões de metros cúbicos de gás e esse número aumentará para 38 bilhões de metros cúbicos de gás natural por ano a partir de 2024.