General Santos Cruz, ex-ministro de Bolsonaro, irá à CPI das Fake News

Ex-ministro da Secretaria de Governo de Jair Bolsonaro, o general Carlos Alberto Santos Cruz vai comparecer à Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) das Fake News no próximo dia 26 de novembro. O convite partiu do senador Rogério Carvalho (PT-SE) e do deputado Marcelo Ramos (PL-AM). Eles pedem que o ex-ministro detalhe o que chamou de uma “milícia digital” comandada pelos filhos de Jair Bolsonaro e pelo secretário de Comunicação da Presidência, Fabio Wajngarten.

Santa Cruz deverá ser questionado sobre a ação de aliados do presidente Jair Bolsonaro que resultou em sua demissão, sob uma pesada artilharia virtual. Na ocasião, o general mostrou um print de uma falsa conversa de WhatsApp que teria sido atribuída a ele para tentar mostrar que ele seria traidor e desleal ao presidente.

Santa Cruz deve ser inquirido também sobre seus embates com o grupo ligado ao guru Olavo de Carvalho e da forma como impediu nomeações desses aliados em vários órgãos do governo, bem como atuou nos processos em que eles tentaram queimar militares nesses órgãos. Deputados e senadores vão querer saber, ainda, da disputa por verbas da Secom – o que estaria na raiz da sua saída do governo.