Evo Morales convoca oposição ao diálogo, comunistas expressam apoio

Presidente Evo Morales concedeu entrevista coletiva neste sábado (9) para conclamar os partidos que elegeram parlamentares para o Congresso Nacional para uma mesa de diálogo com vistas a pacificar o país. Ao mesmo tempo, dez partidos comunistas de países da América do Sul manifestaram apoio ao presidente e ao povo boliviano e repudiaram a tentativa de golpe na Bolívia.

Evo Morales

O presidente Evo Morales convocou os partidos de oposição que elegeram parlamentares nas eleições gerais de 20 de outubro para estabelecer um diálogo com o objetivo de pacificar o país, ante a tentativa de um golpe de estado que está em andamento com o ataque violento de grupos violentos de direita provocando grande tensão entre a população. Morales ressaltou os grandes avanços que o país tem vivido e a necessidade de preservaá-las. 

“Convoco os quatro partidos que obtiveram membros da assembléia para se reunir e debater para pacificar a Bolívia. Um diálogo para preservar a vida de nossos irmãos e irmãs. Esperamos, mais tarde ou à noite, buscar soluções pacíficas por meio do diálogo ”, afirmou o chefe de estado em entrevista coletiva.

Assista a íntegra do pronunciamento do presidente

De acordo com os resultados das últimas eleições gerais, os partidos com representação na Assembléia Legislativa Plurinacional são: o Movimento ao Socialismo (MAS) de Morales, Comunidade do Cidadão (CC) de Carlos Mesa, Bolívia Diz Não (BDN) de Oscar Ortiz e o Partido Democrata Cristão (PDC) de Chi Hyun Chung.

Apoio comunista

Neste sábado Evo Morales recebeu o apoio de dez partidos de nove países da América do Sul em nota conjunta. Os comunistas sulamericanos repudiam os ataques a democracia e se solidarizaram com o presidente e o povo da Bolívia. A nota destaca o esforço de Evo para pacificar o país e buscar o diálogo, bem como expressa a exigência dos partidos para que seja respeitado o resultado eleitoral de 20 de outubro. Eles temem que essa haver um retrocesso ao tempo das ditaduras militares que atingiram a região em décadas passadas.

Leia íntegra da nota

Repudiamos este novo ataque à democracia no continente e nos solidarizamos com o presidente Evo Morales e com o povo boliviano. Rechaçamos o motim policial, como parte da estratégia golpista.

Destacamos a postura do presidente Evo Morales que tudo tem feito para impedir o banho de sangue, propondo uma mesa de diálogo com a oposição.

Convocamos a todo o movimento popular de nossa região a expressar a mais ampla solidariedade e apoio ao povo boliviano, ao presidente Evo Morales e às organizações que apoiam o processo de mudanças impulsionado pela revolução democrática-cultural e não permitir que se distorça a vontade da maioria do povo boliviano.

Exigimos respeito ao resultado das eleições realizadas em 20 de outubro. Expressamos nosso mais profundo desejo de que está situação possa ser resolvida através do diálogo, sem retroceder nosso continente à época das ditaduras fascistas e de massacres contra setores populares.

Bolívia não está só!

Solidariedade ao povo boliviano!

Viva a solidariedade dos povos da América Latina!

Partido Comunista da Argentina
Partido Comunista da Bolívia
Partido Comunista do Brasil
Partido Comunista Brasileiro
Partido Comunista de Chile
Partido Comunista Colombiano
Partido Comunista Paraguayo
Partido Comunista de Peru – Patria Roja
Partido Comunista do Uruguay
Partido Comunista de Venezuela