Presidente da China refuta tentativa de dividir o país

O presidente chinês, Xi Jinping, afirmou, neste domingo (13), que qualquer tentativa de dividir a China será aniquilada e que o povo chinês considerará impraticável qualquer força externa que apoiar essas tentativas.

Xi Jiping - Foto: Diário do Povo

O líder chinês fez as observações em conversações com o primeiro-ministro nepalês, K.P. Sharma Oli, que disse que seu país apoia firmemente a China na salvaguarda de sua soberania e integridade territorial e permanece firme na defesa da política de Uma Só China. O Nepal, acrescentou Oli, nunca permitirá a nenhuma força usar seu território para atividades separatistas contra a China.

Xi destacou que a China aprecia o Nepal por sua firme adesão à política de Uma Só China e seu sólido apoio à China nos assuntos relacionados aos interesses essenciais da China.

Classificando o Nepal e a China como amigos e parceiros verdadeiros, Oli disse que os dois países sempre se respeitaram mutuamente, apoiaram um ao outro e nunca interferiram nos assuntos internos do outro, acrescentando que sua amizade tradicional é inquebrável.

Independentemente das mudanças das circunstâncias externas, permanecerão inalterados a política amistosa do Nepal para a China e o desenvolvimento de suas relações amigáveis, indicou Oli.