Venezuela: PCdoB saúda acordos entre Governo e setores da oposição

O Partido Comunista do Brasil (PCdoB) divulgou, nesta sexta-feira (20), uma nota sobre os recentes acordos entre o governo venezuelano e setores da oposição onde “valoriza os acordos alcançados e faz votos de que as conversações sejam aprofundadas”. Leia, abaixo, a íntegra do texto. 

Venezuela
PCdoB saúda as iniciativas de diálogo na Venezuela

O Partido Comunista do Brasil saúda as recentes iniciativas de estabelecimento de mesas de negociação entre o governo e setores da oposição venezuelana. Valoriza os acordos alcançados e faz votos de que as conversações sejam aprofundadas. Tais fatos demonstram que está em processo um forte viés para a dissolução de uma crise pela via do diálogo e dos mecanismos democráticos. Na contramão de planos autoritários e intervencionistas, que contam inclusive com a participação do governo do Brasil e outros países da região, incensados por uma irresponsável e agressiva política externa dos EUA.

Neste sentido, reiteramos nossos esforços em denunciar o grande equívoco que pode ser o Brasil se deixar instrumentalizar por parte dos EUA, seja em iniciativas provocadoras nas fronteiras ou servindo como testa de ferro dos estadunidenses em organismos internacionais como a OEA e a ONU. Exemplo disso foi a recente reunião dos signatários do TIAR (tratado interamericano de assistência recíproca) no sentido de reativá-lo e tentar legitimar uma ação armada contra um povo de um país irmão sul-americano.

Reiteramos nossa solidariedade e apoio ao povo venezuelano e seus legítimos representantes eleitos pelo voto popular, como o presidente Nicolas Maduro. Estamos seguros de que como sul-americanos venceremos mais esta tentativa de desestabilização e intervenção criminosa em um país irmão. Sempre com a convicção de que a luta contra o neoliberalismo e o imperialismo nos coloca em rota de colisão com aqueles que usam da violência e do domínio econômico para tentar subjugar nossos povos. Nossa resistência se dá através de incansável luta pela paz, soberania e autodeterminação do povo venezuelano.


Walter Sorrentino

Vice-Presidente Nacional e Secretário de Política e Relações Internacionais

 Brasília, setembro de 2019