Twitter aplica censura em Cuba; conta de Raúl Castro é bloqueda

Depois de bloquear contas da mídia, de jornalistas e funcionários do governo de Cuba, uma verdadeira censura em massa, a empresa norte-americana voltou a permitir algumas delas. Outras, como a do líder do Partido Comunista, Raúl Castro, permaneçam suspensas.

Twetter

O Twitter acusou os censurados de “violações”, mas não especificou quais seriam as infrações cometidas. Um porta-voz da empresa alegou que suas políticas estabelecem que usuários não podem amplificar ou interromper artificialmente conversas usando várias contas.

“O Twitter finalmente nos devolveu nossas contas”, escreveu nesta sexta-feira Mariela Castro, filha de Raúl Castro e diretora do Centro Nacional para Educação Sexual de Cuba, uma das que havia sido bloqueada pela empresa. “Obrigada a todos que manifestaram solidariedade diante desta agressão da mídia contra Cuba”.

O site Cubadebate disse que todas as suas contas em vários idiomas, bem como as de seus diretores e jornalistas, continuam bloqueadas. “É sabido que, em várias ocasiões, o Twitter se colocou a serviço das operações de inteligência e política externa do governo dos Estados Unidos”, informou o site em comunicado. “Não nos surpreenderia se este seja o caso nesta ocasião.”