Orlando homenageia Eduardo Oliveira, líder do movimento negro no país

Em discurso no Plenário da Câmara Federal, na terça-feira (06), o deputado Orlando Silva (PCdoB-SP) prestou uma homenagem ao poeta, escritor e professor Eduardo Oliveira, líder do movimento negro do Brasil, fundador do Congresso Nacional Afro Brasileiro (CNAB) e autor do Hino à Negritude.

Professor Eduardo - Divulgação

“O professor Eduardo de Oliveira ao longo de seus 86 anos de vida sempre esteve ao lado da democracia, da promoção da igualdade racial, sempre lutando pela liberdade do povo negro brasileiro. Resgatar sua memória é inspirador para as novas gerações de lutadores pela democracia. Viva o professor Eduardo Oliveira!”, afirmou o deputado Orlando Silva.

O professor Eduardo Oliveira estaria fazendo, nesta data, 06 de agosto, 93 anos de idade. Nos seus 86 anos de vida, o incansável lutador, Eduardo de Oliveira, dedicou toda a sua energia, toda a sua criatividade e todo o seu grande coração à luta do povo brasileiro pela democracia, pela emancipação nacional e pela valorização dos negros.

Escritor, poeta e político, Eduardo de Oliveira foi o primeiro vereador negro da cidade de São Paulo.

Ainda jovem foi autor do Hino à Negritude, obra belíssima que foi oficializada em grande parte do território nacional.

Ato solene

A deputada estadual de São Paulo Leci Brandão (PCdoB), em conjunto com o CNAB e outras entidades nacionais de combate ao racismo, realizará, no dia 23, um ato solene em homenagem a Eduardo.

O ato acontecerá às 18h30min do dia 23 de agosto, no Auditório Paulo Kobayashi, na Assembleia Legislativa de São Paulo.

Veja o vídeo sobre discurso de Orlando Silva: