Sem categoria

Celso Marconi: Face a Face de Bergman 

Bergman não colocou um título, como se os dois personagens do seu filme estivessem face a face. Mas o que acontece mesmo é a atriz Liv Ullmann na máscara do personagem principal, a Dra. Jenny Isakson, e o próprio diretor Ingmar Bergman de frente, completamente de frente para o espectador.

Por Celso Marconi*

Face a Face

Face a Face, que foi feito em 1976 na Suécia, a terra de Bergman, é melhor ser visto num aparelho individual, numa TV grande, mas de maneira que você possa parar quando estiver cansado, prostrado, e sair para comer um chocolate ou tomar um café antes de continuar. Penso que, se estivesse vendo esse filme de Ernst Ingmar Bergman hoje numa sala de cinema, eu gritaria para que parassem pra gente descansar um pouco.

Já devo ter visto umas quatro vezes esse Face a Face, mas a cada vez ele fica mais duro para ser enfrentado, principalmente com a velhice. Em resumo, é a estória de uma psiquiatra, a Dra. Jenny Isakson, que vai passar um tempo com os avós longe do marido, que também é psiquiatra, e passa por uma braba crise psicológica, uma terrível depressão, e termina vivendo uma ação de suicídio.


Cena do filme Face a Face, que deveria ser visto por todas as pessoas que trabalham com Psi
 

A grande sequência do filme ocorre enquanto a doutora está internada no hospital e vive inúmeros momentos de alucinação. O diretor faz as cenas acontecerem em termos realistas, embora sejam todas verdadeiros sonhos. Dessa maneira, o espectador vivencia como se estivesse ele mesmo dentro da mente da personagem – e ele próprio vivendo todo o drama.

A atriz Liv Ullmann, com a direção de Ingmar Bergman, consegue isso. Certamente hoje são poucas as pessoas que conhecem o cinema de Ingmar Bergman e isso se justifica pelo fato de que o atual presidente do País não tem a menor noção do que é Cultura, e sem dúvida nunca viu nem um filme de Ingrid Bergman – quanto mais de Ingmar! É uma pena. Com tantos elementos novos e fundamentais para mudarmos a nossa vida e podermos conhecer melhor o que é uma vida amadurecida, é lamentável que estejamos vivendo esse dilema de moralismos inúteis.

O primeiro filme de Bergman foi feito em 1945 e se chamava Crise. Isso talvez já indicasse o que seria esse realizador, um dos mais importantes da História do Cinema. Em julho de 1958, no Cahiers du Cinéma, o cineasta Jean-Luc Godard, então crítico de cinema, já escrevia sobre Bergman e mostrava que se tratava de alguém que estava criando Arte e não simplesmente trabalho.


A atriz Liv Ullmann e o diretor Ingmar Bergman: da parceria na arte ao casamento na vida real

 

Face a Face não é dos filmes mais populares de Bergman, mas deveria ser visto por todas as pessoas que trabalham com o setor Psi. Eu indicaria principalmente para os adultos que pretendem um desenvolvimento mental, uma busca de maturidade. O filme é denso pelo seu conteúdo e também pela desenvoltura da linguagem e pela extraordinária interpretação de Liv Ullmann.

Revendo essa obra, eu também me lembrei que conheci Bergman e Liv pessoalmente nos corredores do hotel Copacabana Palace em 1965, quando aconteceu lá o 1º Festival Internacional de Cinema do Rio de Janeiro.

* Celso Marconi, crítico de cinema, é referência para os estudantes do Recife na ditadura e para o cinema Super-8

Veja o trailer de Face a Face