Itamaraty exclui questões sobre governos Lula e Dilma em concurso

O Ministério das Relações Exteriores excluiu conteúdos relacionados às políticas econômicas dos governos dos ex-presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff da lista de conhecimentos exigidos na prova de ingresso para a carreira diplomática.

Itamaraty

Publicado em 8 de julho, o edital do concurso que deve ser realizado em setembro não traz temas exigidos nas duas últimas edições do exame, segundo o jornal Folha de S. Paulo.

Foram retirados os conteúdos “diferenças na política econômica entre o primeiro e o segundo mandato do governo Lula”, “efeitos positivos das políticas distributivas de renda” e “nova matriz econômica” —medidas adotadas na gestão Dilma Rousseff.

Também foi cortado o item “reformas institucionais do governo Fernando Henrique Cardoso”, mas professores de cursos preparatórios ouvidos pela Folha afirmam que ainda há margem para que temas sobre a política econômica do tucano sejam cobrados na prova.

Isso porque foram preservados os pontos “economia brasileira nos anos 90” e “Plano Real.”

As alterações não se limitam a economia. O item “Políticas de identidade: gênero, raça e religião como vetores da política mundial”, que constou nas seleções de 2018 e 2017, foi trocado por “Direitos humanos, liberdade religiosa e políticas de identidade.”

O edital da seleção traz uma lista de temas que guiam os candidatos para o exame, sem descrições de cada tópico, informa a Folha.