Agência econômica Bloomberg destaca força de Rodrigo Maia

O texto afirma que quando se trata de definir a agenda legislativa do país, fica claro que o presidente da Câmara dos Deputados tem poder real.

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ) - Arquivo/EBC

Sem a caneta do Poder Executivo nas mãos, Rodrigo Maia (DEM-RJ) vem sendo apontado como a referência que se sobressai no vácuo de articulação política do Palácio do Planalto. É esta a linha adotada por uma reportagem da Bloomberg, que aponta o presidente da Câmara dos Deputados como o político que “teve sucesso onde o presidente fracassa construindo de forma pacífica e meticulosa coalizões e poder”, conforme detalha o site Focus.

A reportagem da Bloomberg, cujo noticiário é marcadamente econômico, destaca em manchete que “o homem que está mantendo o Brasil unido não é Jair Bolsonaro”. “Quando se trata de definir a agenda legislativa do país, fica claro quem tem o poder real: Rodrigo Maia”, afirma o texto.

A Bloomberg lembra que, antes de conseguir a aprovação do texto da “reforma” da Previdência Social na Câmara, Maia “passou meses unindo 17 partidos para finalmente entregar uma medida que deve economizar quase R$ 1 trilhão na próxima década”.

“Bolsonaro desperdiçou muito de seu capital político por causa de sua beligerância e propensão para combater guerras culturais. Isso deixa para Maia entregar ou frustrar a agenda do governo – e manter a democracia do Brasil unida”, afirma a Bloomberg.

A publicação ressalta que as habilidades de Maia foram evidentes com a “reforma”, embora “o próprio Bolsonaro tenha abraçado a proposta com pouco entusiasmo”.