Esquerda se une e isola a direita parlamento da Espanha

O PSOE fechou com a “Unidad Podemos” um acordo para a distribuição de cargos na Mesa do Congresso dos Deputados pelo qual se garante que juntos terão maioria neste órgão de decisão que organiza o trabalho da Câmara.

Por Túlio Ribeiro, do Geonotícias

Podemos e Psoe espanha

Os socialistas terão a presidência do Congresso, bem como uma vice-presidência e uma secretaria, ou seja, três posições. Unidos Podemos ocupará a primeira vice-presidência e o primeiro secretariado. Como resultado deste acordo, de acordo com fontes parlamentares, espera-se para votar no próximo dia 21 a composição de uma mesa da casa é constituída por três membros do PSOE, dois do Unidad Podemos, dois PP e dois cidadãos .

Em virtude deste pacto, os independentistas da ERC e da JxCat e a extrema direita da Vox são deixados de fora. A votação para a formação do Conselho será no próximo dia 21 de maio.

A porta-voz socialista, Adriana Lastra, e porta-voz da United We, Irene Montero, culminando este acordo expressando o desejo de que a Mesa do Congresso reflita a “nova realidade” da casa que surgiu a partir de eleições gerais em 28 de abril , de modo que “representar e integrar a pluralidade das principais forças políticas” e para facilitar, e não “prejudicar” o trabalho da legislatura, como acusam de ter feito o PP e Cidadãos principalmente sobre a mesa antes de iniciativas que contou com maioria parlamentar dos grupos de esquerda.

O primeiro-ministro em exercício, Pedro Sanchez e o secretário-geral do Podemos, Pablo Iglesias, miram como objetivo de acordar uma Mesa de maioria progressista na reunião em La Moncloa em 7 de Maio e marcou, onde ele também mostrou a sua vontade que existe um governo da esquerda.

Presidente do governo interino vai propor esta manhã para o executiva do PSOE que Presidência do Congresso recaia para ministra Meritxell Batet, enquanto que Unidad Podemos ainda não revelou os nomes sugeridos, mas tudo indica que o Primeira Vice-Presidência será para Gloria Elizo e o secretariado para um membro dos “Los Comunes”.