Câmara Municipal de Salvador homenageia cônsul cubana

Laura Pujol recebeu moção de aplauso por sua atuação na região Nordeste

Cuba

A cônsul de Cuba para o Nordeste, Laura Pujol, recebeu da Câmara Municipal de Salvador uma moção de aplauso pelo trabalho desenvolvido nos cinco anos em que esteve à frente do consulado. O reconhecimento foi proposto pela vereadora Aladilce Souza (PCdoB). No Salão Nobre da Casa, a solenidade foi dirigida pelo presidente Leo Prates (DEM) e contou com a participação dos vereadores Sílvio Humberto (PSB) e Marta Rodrigues (PT). Laura Pujol será substituída por Milena Zaldiva.

“Plantamos a semente da internacionalização aqui na Câmara. Demos a função de relacionamento externo à Comissão de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Relações Internacionais e esperamos ver o seguimento desse trabalho. É importante aproximar a Casa das nações latinas, daquelas de língua portuguesa e das que possam ser parceiras em ideias e projetos importantes para a cidade”, afirmou Leo Prates.

A vereadora Aladilce indicou a moção em agradecimento à cooperação econômica e técnico-científica entre Salvador e Havana. “O consulado trabalhou bastante para estimular o intercâmbio econômico e comercial entre a Bahia e Cuba. Laura foi muito atuante no processo de implantação do Mais Médicos e teve uma relação estreita com os legislativos de diversos estados. Foi uma cônsul muito ativa e deixará um legado importante”, pontuou.

Relações comerciais

“Foi uma experiência muito rica. O Nordeste é muito grande, os estados muito diversos e com características próprias que precisam ser conhecidas. Nesse período, acompanhei mais de 3 mil médicos em mais de mil municípios, mantendo relação com governos, câmaras municipais e de comércio”, ressaltou Laura. A cônsul falou da importância da proximidade econômica entre Salvador e Cuba. “O porto daqui fica a sete dias de viagem, cinco a menos do que saindo do Porto de Santos, por exemplo. É importante fortalecer a relação comercial entre as duas cidades”, ressaltou a cônsul.

“Laura é uma pessoa muito engajada e sempre participava dos debates dessa Casa. Homenageá-la hoje mostra nosso reconhecimento ao seu trabalho e apreço a Havana, nossa cidade irmã”, pontuou a vereadora Marta Rodrigues.

“Momentos como esse promovem o fortalecimento da democracia. Brasil e Cuba têm muitas semelhanças culturais e religiosas. Agradecemos pela atuação de Laura e damos um até breve, pois a Bahia tem esse dom de conquistar as pessoas”, destacou Sílvio. A homenagem contou com a participação da presidente da Associação Cultural José Martí, Ivone Souza, e do médico Deoclides Cardoso.

________

A informação é do site Subúrbio Oline