Parlasul garante que urna brasileira não é passível de fraude

Entre os dias 5 e 7 de outubro, o Observatório da Democracia do Parlamento do Mercosul (ODPM) participou do programa para visitantes internacionais sob convite do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) do Brasil. Após observar o processo eleitoral brasileiro, um dos membros da delegação internacional afirmou que a urna eletrônica é “um sistema onde não há forma de cometer fraudes e é a expressão genuína dos povos”.

Urna Eletrônica - Divulgação

O ODPM participou pela segunda vez do programa, a primeira foi para acompanhar as eleições gerais de 2014. Este ano, 36 participantes entre magistrados, parlamentares e altos funcionários de órgãos eleitorais, seguiram de perto o processo eleitoral brasileiro. Em total, haviam representantes de 14 países.

Os parlamentares paraguaios Pedro Milcídades Duré e José Manuel Torres representaram o Observatório da Democracia, participando em seminários sobre o quadro político geral brasileiro, o funcionamento do sistema de financiamento eleitoral e o processo de voto eletrônico.

No domingo (7), dia das eleições, os representantes foram a distintas seções eleitorais para acompanhar a votação, também puderam acompanhar a votação paralela no Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF) e assistiram ao encerramento das urnas no TSE.

Ao ser consultado pela Agência Parlasul, o parlamentar José Manuel Torres (Paraguai) declarou que “o processo pelo qual chegaram à utilização das urnas eletrônicas, (…) é um sistema onde não há forma de cometer fraudes e é a expressão genuína dos povos. No domingo participamos da abertura dos locais de votação. Também visitamos distintos lugares de votação, acompanhamos o encerramento da votação e posteriormente na reunião de imprensa do TSE”.

Também felicitou a “idoneidade demonstrada pelas delegadas de mesa, e a festa democrática que viveram os brasileiros da qual fui partícipe, como observador do Parlamento do Mercosul”, finalizou o Parlamentar.

Mais de 147 milhões de eleitores estiveram habilitados para votar no primeiro turno das eleições de 2018, o processo eleitoral ocorreu com tranquilidade.