Para entender o fascismo: 5 filmes que estão no Netflix

Os debates sobre as eleições de 2018 têm trazido à tona discussões acaloradas sobre fascismo e nazismo, regimes caracterizados por postura autoritária e pelos horrores da tortura, cassação e morte de seus adversários políticos ou “raças inferiores”.

A Lista de Schindler - Divulgação

Na hierarquia história, o fascismo é anterior ao nazismo e surgiu na Itália nos anos 1920, pouco tempo depois da Primeira Guerra Mundial. Estabelecido pelo ditador Benito Mussolini, o fascismo deu origem ao nazismo, ideologia criada por Adolf Hitler após sua chegada ao poder no Terceiro Reich alemão na década de 1930, e que ganhou evidência mundial com as monstruosidades do genocídio da Segunda Guerra Mundial.

Ambos os regimes se consolidaram na Europa em um período entre-guerras, quando os países vivenciavam anos difíceis, com a economia em decadência.

O nazismo de Hitler, que pregava o nacionalismo, o racismo e a criação de uma raça ariana e superior, foi responsável por atrocidades que marcaram o século 20 e fez com que, por bastante tempo, tal ideologia causasse pavor em todo o continente europeu.

Durante o período em que o fascismo e o nazismo imperaram, principalmente na Itália e na Alemanha, milhões de pessoas foram brutalmente assassinadas na tentativa da construção de uma sociedade soberana, alicerçada em preceitos cristãos, tradicionais e conservadores.

Mais precisamente na Alemanha, por volta dos anos 1930, Hitler iniciou uma caça às bruxas às “raças inferiores”, como judeus, negros, ciganos e homossexuais, além dos comunistas, adversários políticos, que foram dizimados em campos de concentração. As mortes eram justificadas nos ideais hitleristas de superioridade e formação de uma raça ariana, e por uma Alemanha livre do “vermelho comunista”.

Os judeus eram os alvos principais de Adolf Hitler e do Partido Nazista. Dos aproximadamente nove milhões de judeus que residiam na Europa nos anos 1930 e 1940, cerca de dois terços foram mortos pelo regime nazista, sendo que entre as vítimas constam mais de um milhão de crianças, dois milhões de mulheres e três milhões de homens que foram assassinados nesse período de soberania nazifascista.

Selecionamos 5 filmes para ajudar a entender este período histórico:

A lista de Schindler

Neste clássico de Steven Spielberg, Oskar Schindler gasta toda a sua fortuna para ajudar a libertar 1.100 judeus de Auschwitz durante a Segunda Guerra Mundial.

 

Ele está de volta

Adolf Hitler desperta no mesmo local em que ficava o seu bunker há 70 anos, mas vira um fenômeno da mídia ao ser confundido com um comediante.

O menino do pijama listrado

Quando sua família se muda de Berlim para a Polônia, um menino faz amizade com um garoto do campo de concentração vizinho, sem saber que ele é um prisioneiro judeu.


A vida é bela

Um garçom judeu-italiano enviado a um campo de concentração nazista protege a inocência de seu filho fingindo que seu cativeiro é um elaborado jogo.

O Leitor

Uma advogada de meia idade reflete sobre um caso que teve quando adolescente com uma mulher mais velha que foi condenada por crimes de guerra nazistas oito anos depois.